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Entrevista: 5 dicas para investir em marketing sem gastar muito

Written by Gustavo Carrer | 19-01-2016 16:00

 

Em períodos de crise, quando o mercado enfrenta dificuldades reais em seu dia a dia, é importante definir formas de diminuir gastos sem afetar diretamente as estratégias da empresa. Dentre estas estratégias está o marketing que, muitas vezes, é o primeiro a sofrer com os cortes de verba. Fui convidado para uma entrevista exclusiva feita pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e foquei nas dicas de como investir nesta área sem gastar muito.

As vendas precisam continuar a crescer e o marketing tem como objetivo final aumentar o faturamento das empresas.

Parar ou deixar de investir em marketing definitivamente não é a melhor saída em momentos de crise. Mesmo com uma retração nos gastos e diminuição de investimento em certas áreas neste momento, é melhor investir pouco do que não investir nada. Esse pouco deve ser utilizado de maneira inteligente e bem planejada, não afetando tanto assim a imagem e os objetivos da empresa.

Ações que trazem resultados mais rapidamente devem ser o principal foco do varejista. O marketing precisa ter um objetivo claro e ser menos disperso. Investir pouco, mas investir bem é a ordem do dia. Acredito que ter um bom plano, com metas claras e a curto prazo, faça uma grande diferença para o varejo.

Descontos, premiações internas, visitas a clientes e apostas nas redes sociais são ações indicadas para 2016.

Ainda na entrevista, destaquei cinco ações que acredito serem cruciais para investir de maneira eficiente sem gastar muito. Como sempre, inovar e focar na equipe são saídas fáceis e com grandes resultados. Confira:

  1. Investir na equipe
  2. Criar promoções
  3. Investir no digital
  4. Fazer contatos
  5. Apostar no atendimento pessoal

 

Para ler a entrevista na íntegra, acesse aqui.

 

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