Em períodos de crise, quando o mercado enfrenta dificuldades reais em seu dia a dia, é importante definir formas de diminuir gastos sem afetar diretamente as estratégias da empresa. Dentre estas estratégias está o marketing que, muitas vezes, é o primeiro a sofrer com os cortes de verba. Fui convidado para uma entrevista exclusiva feita pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, e foquei nas dicas de como investir nesta área sem gastar muito.
Parar ou deixar de investir em marketing definitivamente não é a melhor saída em momentos de crise. Mesmo com uma retração nos gastos e diminuição de investimento em certas áreas neste momento, é melhor investir pouco do que não investir nada. Esse pouco deve ser utilizado de maneira inteligente e bem planejada, não afetando tanto assim a imagem e os objetivos da empresa.
Ações que trazem resultados mais rapidamente devem ser o principal foco do varejista. O marketing precisa ter um objetivo claro e ser menos disperso. Investir pouco, mas investir bem é a ordem do dia. Acredito que ter um bom plano, com metas claras e a curto prazo, faça uma grande diferença para o varejo.
Ainda na entrevista, destaquei cinco ações que acredito serem cruciais para investir de maneira eficiente sem gastar muito. Como sempre, inovar e focar na equipe são saídas fáceis e com grandes resultados. Confira:
Para ler a entrevista na íntegra, acesse aqui.
O uso do endomarketing na Prevenção de Perdas
Prevenção de perdas como instrumento de marketing
4 passos para varejistas aumentarem a performance de seus vendedores