A gestão de PDV é um assunto sério quando se trata de empresas que chegam a um número elevado de vendas por dia, como é o caso do Auto Posto Trevão, onde os checkouts chegam a registrar uma movimentação de até 2 mil cupons por dia. Com uma quantidade elevada de vendas, aumentam também as fraudes e surge a necessidade de reduzi-las e otimizar a rotina dos caixas. Foi assim que a empresa chegou ao Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, que em 30 dias reduziu as perdas no checkout a menos de 1%.
O objetivo do diretor administrativo do Auto Posto Trevão, Mauro Ribeiro, era conseguir identificar como ocorriam as fraudes na frente de caixa e reduzir suas perdas que chegavam a 3% do faturamento líquido da empresa. O empresário conta que tinha dificuldades em ter a real noção do que acontece em sua empresa: "O número de cupons que giramos por dia é grande. Qualquer quantidade que for subtraída faz diferença e, sem a tecnologia, é muito difícil verificarmos as perdas".
A empresa adotou o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa, em todos os seus PDVs e contratou o serviço de monitoramento Gunnebo. O Gatecash realiza um confronto com o que foi efetivamente registrado, gerando cupons pendentes no caso de possíveis inconformidades. A solução o ajudou, inclusive, a descobrir quais os principais produtos que geram mais perdas na frente de caixa.
Com o Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, o administrador entendeu o que de fato acontecia em sua loja. Com a ferramenta, a rede já identificou que os energéticos, salgadinhos e os cigarros são os produtos da área de conveniência que mais geram perdas nos caixas.
Além de ajudar na questão das perdas, o Gatecash também colabora na gestão de funcionários, melhorando o atendimento ao consumidor. Os dados adquiridos com os relatórios gerados pela ferramenta possibilitam elaborar treinamentos e entender quais funcionários estão ou não comprometidos com a rotina da loja.
Mauro Ribeiro ainda destaca mais uma vantagem do Gatecash, que fez diferença para o seu negócio: a ferramenta gera um dos formatos de arquivo proprietário que é aceito pela justiça brasileira em caso de processos por justa causa.
* Artigo publicado em 16-04-2019 e atualizado em 01-10-2019.
Mais artigos sobre Frente de Caixa no varejo:
10 competências da prevenção de perdas na frente de caixa
O que é o Gatecash? Como ele pode reduzir perdas na frente de caixa?
10 mudanças que o monitoramento de PDV vai trazer para a sua loja