Flagrante de fraude na frente de caixa em loja de conveniência

por Vanessa Urbieta 01-10-2019 10:00
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gatecash reduz a 1% as perdas na frente de caixa de postos de gasolina

A gestão de PDV é um assunto sério quando se trata de empresas que chegam a um número elevado de vendas por dia, como é o caso do Auto Posto Trevão, onde os checkouts chegam a registrar uma movimentação de até 2 mil cupons por dia. Com uma quantidade elevada de vendas, aumentam também as fraudes e surge a necessidade de reduzi-las e otimizar a rotina dos caixas. Foi assim que a empresa chegou ao Gatecash, ferramenta de monitoramento de PDV da Gunnebo, que em 30 dias reduziu as perdas no checkout a menos de 1%.

Objetivo da empresa:

O objetivo do diretor administrativo do Auto Posto Trevão, Mauro Ribeiro, era conseguir identificar como ocorriam as fraudes na frente de caixa e reduzir suas perdas que chegavam a 3% do faturamento líquido da empresa. O empresário conta que tinha dificuldades em ter a real noção do que acontece em sua empresa: "O número de cupons que giramos por dia é grande. Qualquer quantidade que for subtraída faz diferença e, sem a tecnologia, é muito difícil verificarmos as perdas".

 

Solução para o negócio:

A empresa adotou o uso do Gatecash, ferramenta de monitoramento de frente de caixa, em todos os seus PDVs e contratou o serviço de monitoramento Gunnebo. O Gatecash realiza um confronto com o que foi efetivamente registrado, gerando cupons pendentes no caso de possíveis inconformidades. A solução o ajudou, inclusive, a descobrir quais os principais produtos que geram mais perdas na frente de caixa.

 

“Vi que era a solução que meu negócio precisava. Eu sabia que tínhamos algumas coisas erradas acontecendo nos caixas há muito tempo, mas não conseguíamos monitorar. Tentei algumas soluções caseiras, mas sempre encontrava resistência entre os funcionários. Depois, descobri que muitos deles participavam do esquema de fraude” - Mauro Ribeiro, diretor administrativo do Auto Posto Trevão.

 

Quer saber o que é e como funciona o Gatecash? Acesse aqui uma explicação completa sobre o produto.

 

Benefícios alcançados com a ferramenta:

Com o Gatecash, que atua integrado ao software de automação comercial da empresa e reúne imagens, vídeos e áudios captados no PDV, o administrador entendeu o que de fato acontecia em sua loja. Com a ferramenta, a rede já identificou que os energéticos, salgadinhos e os cigarros são os produtos da área de conveniência que mais geram perdas nos caixas.

“São produtos com preços fixos, que não necessitam de consulta, o que os tornam alvos mais fáceis e sem controle”, afirma Mauro Ribeiro.

 

Clique aqui e veja exemplos de fraudes ocorridas na frente de caixa

 

Gestão de pessoas no varejo

Além de ajudar na questão das perdas, o Gatecash também colabora na gestão de funcionários, melhorando o atendimento ao consumidor. Os dados adquiridos com os relatórios gerados pela ferramenta possibilitam elaborar treinamentos e entender quais funcionários estão ou não comprometidos com a rotina da loja.

Mauro Ribeiro ainda destaca mais uma vantagem do Gatecash, que fez diferença para o seu negócio: a ferramenta gera um dos formatos de arquivo proprietário que é aceito pela justiça brasileira em caso de processos por justa causa. 

“Em caso de fraudes e furtos cometidos por colaboradores os vídeos do sistema servem como prova legal e permitem demissão por justa causa. Economizamos, com as rescisões, até agora (março de 2019) cerca de R$ 50 mil em ações trabalhistas” - Mauro Ribeiro

→ Para saber mais sobre as vantagens do Gatecash, acesse clicando aqui.

 

* Artigo publicado em 16-04-2019 e atualizado em 01-10-2019.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, Frente de Caixa, Furtos internos