Quando falamos em investir, a primeira palavra que vem à mente é tecnologia! Não é verdade? Porém muitas vezes acabamos nos esquecendo de que o investimento deve ser realizado de acordo com o nível de maturidade da empresa. Recebo esta pergunta no mínimo uma vez por semana, seja via e-mail, WhatsApp e outras mídias sociais. Sempre respondo da mesma forma: tudo depende do nível de sua empresa. Processos e tecnologias usadas em empresas do mesmo segmento podem ter resultado diferentes.
Você é empresário e está com dificuldades em atingir o resultado esperado? É possível que tenha pulado esta primeira etapa. Investiu em tecnologia para prevenção de perdas e esqueceu que sua equipe não está preparada para as mudanças. Sabemos que hoje existem empresas que fornecem consultores que apontam onde é necessário investir e porque, porém sempre existem algumas pessoas que acabam estragando o trabalho da maioria.
O primeiro passo, então, é investir no RH. Contrate uma empresa ou tenha um profissional qualificado para realizar o recrutamento e seleção de pessoal. Se possível, escolha alguém de outra região ou cidade vizinha, evitando assim a contratação de pessoas pelo simples fato de conhecê-las. O treinamento do profissional deve ser realizado em filial diferente da origem da vaga, assim o profissional só terá contato com a loja quando estiver pronto para assumir o cargo.
O desenvolvimento dos processos e normas deve ser feito com todos os envolvidos no processo. Se for um procedimento de conferencia de PDV, tenha o profissional de operações, prevenção de perdas, jurídico, entre outros, trabalhando juntos. Isto evita que o processo seja falho ou muito burocrático. Todas as atividades da empresa devem ter um procedimento operacional padrão normatizado.
Como falamos nos jargões do varejo, tudo isso deve ser “amarrado” com a tecnologia. Devemos entender da seguinte forma:
Temos inúmeras tecnologias disponíveis no mercado hoje. Irei lista apenas quatro que acredito serem fundamentais:
Não há como negar que hoje as informações devem estar todas online, desde o recebimento de mercadorias, onde você pode através de um click verificar se o conferente está cumprindo todos os procedimentos, escaneando os produtos que estão sendo recebidos e sem interferência de terceiros, até a questão do controle dos produtos de alto risco na loja e no PDV.
Mais informações importantes sobre investimento em prevenção:
Como reter talentos na equipe de prevenção de perda?
A partir de que tamanho de loja devo investir em Prevenção?
5 passos para convencer diretores a investir em Prevenção de Perda