Como reter talentos na equipe de prevenção de perdas

por Antônio Balbino 08-11-2016 11:37
Entre em contato:

Reter talentos da equipe de prevenção de perdas

"Pessoas" é sempre uma das bases do tripé da gestão, seja qual for a área da empresa, e não é diferente na Prevenção de Perdas. Conquistar o comprometimento dos colaboradores e da equipe de Prevenção de Perdas não é simples. É preciso treinar, repassar os valores, objetivos e, claro, a cultura da empresa. Reter talentos, definitivamente, não é uma tarefa fácil.

Na era da geração Y, onde temos pessoas engajadas com causas maiores, isso pode se tornar um fator motivacional, se bem trabalhado, mas maioria das empresas que deseja reter talentos tem como prioridade recompensá-los. Isto é importante, mas não basta.

Vamos partir do princípio de que para formar a equipe de Prevenção de Perdas temos que primeiro dar os recursos necessários à execução de suas atividades, desde os mais básicos, até os mais complexos, seja profissional ou pessoal, tudo dependendo das necessidades do colaborador. Para saber mais sobre a formação da equipe de Prevenção de Perdas, ouça aqui este Podcast sobre o tema.

Primeiramente, é importante sempre transmitir dentro da sua equipe de Prevenção de Perdas a mensagem de que eles foram escolhidos para estar ali. Não adianta mobilizar e reter pessoas que têm posturas e valores divergentes dos estabelecidos pela equipe, assim como também não adianta desenvolver valores que não podem ser alcançados. O segredo é encontrar o ponto de equilíbrio!

Estabelecer um plano de carreira também é importante. Afinal de contas, não adianta preparar o profissional para o mercado lá fora. Um colaborador não motivado vai pra concorrência, caso receba uma melhor proposta. Também existem casos em que os profissionais de prevenção de perdas partem para outras áreas da empresa, como operações, finanças e até mesmo comercial.

Então por que perdemos nossos talentos dentro da empresa?

Existem dois fatores para causar a perda interna de talentos: O primeiro é a falta de crescimento da área. Vemos casos de várias empresas nas quais a área de prevenção de perdas responde para finanças, operações ou outras áreas. Ao estar subordinado a outra área, o cargo mais alto para o profissional de prevenção de perdas seria encarregado, coordenador ou gerente, não tendo mais perspectivas. Para algumas empresas com porte médio, é importante ter um diretor de operações que tenha trabalhado na área de prevenção de perdas, no fim a cultura também é de prevenção de perdas. Outro ponto são os erros no recrutamento. Tudo que começa errado, sem sombra de dúvidas, vai terminar errado.

Para minimizar os problemas com relação ao crescimento profissional, o varejista pode tentar envolver seu funcionário da equipe de Prevenção de Perdas nos processos de decisão. Engaje-os, principalmente, em projetos dentro da área de prevenção de perdas. Escute suas sugestões de forma apreciativa, estipule metas e, como falei anteriormente, bonifique aqueles que as atingirem.

Estimule a troca de ideias dentro da equipe. Busque sempre a melhoria, pois a retenção de talentos está ligada diretamente à valorização das pessoas.

É importantíssimo realizar uma pesquisa de clima organizacional, para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Isso criará um canal de comunicação com a alta direção e sem dúvida gerará material para trabalhar a retenção dos talentos!

 

Mais artigos para ajudar sua equipe:

Como sua equipe pode fazer diferença na sua empresa

10 dicas para se destacar como profissional de Prevenção de Perdas

10 dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas

 

SlideShare Gunnebo Brasil

Topics: Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas