As perdas merecem atenção especial por conta de seu efeito direto no resultado das empresas, principalmente no segmento de varejo. Perda é a diferença entre o estoque que uma empresa tem no sistema e o que realmente tem no estoque físico. Uma das práticas mais usuais para tentar identificar o foco de problemas nas perdas no varejo é separar as perdas conhecidas das perdas não identificadas.
As perdas conhecidas, também chamadas de quebras operacionais, geralmente têm uma grande representatividade no volume das perdas. Entre suas causas podemos citar: avarias na manipulação das mercadorias, produtos vencidos, deterioração de perecíveis, consumo de produtos, etc.
Já as perdas não identificadas ou desconhecidas são as apuradas através da realização de inventários. Representam a diferença entre o estoque físico e o do sistema (contábil).
A prevenção de perdas não identificadas é possível através da integração de alguns processos: tecnologias, treinamentos, indicadores de performance e principalmente de GENTE. Estas últimas é que, na realidade, “fazem as coisas acontecerem”. É fundamental que todos os membros de uma organização estejam engajados na batalha por reduzir as perdas em seu dia a dia. Todos os gestores devem tratar com prioridade o fator humano na obtenção de índices satisfatórios.
O mercado nos oferece hoje vários tipos de tecnologias de ponta e esse aparato deve estar unido à motivação, capacitação e comprometimento de todos colaboradores e terceiros em prol da empresa. Todos devem entender o sentido de cada ação e se envolverem com o objetivo maior de proteger a empresa que, desta forma, crescerá juntamente com seus colaboradores.
Mergulhem de cabeça na causa da prevenção e eliminação de perdas. Há de se dar um sentido maior ao trabalho de cada um. Vamos torná-lo uma arte!
Prevenir e reduzir perdas obtendo números satisfatórios é fruto da ação de GENTE.