Blog Prevenção de Perdas

Manutenção em dia ajudam na eficiência operacional da loja

Written by Marcelo Gonçalves | 28-08-2023 17:28

Todo varejista já sabe: em um segmento onde as margens são muito apertadas, qualquer ganho com a eficiência operacional é fundamental para o sucesso da empresa. E com ela, a companhia consegue gerenciar seus recursos e processos de forma mais efetiva, reduzindo custos e aumentando a sua lucratividade. Ou seja, ponto vital para a saúde dos negócios. Um detalhe importante nesse cenário é a manutenção em dia das principais soluções tecnológicas presentes na loja.

Você sabe, por exemplo, como estão suas antenas antifurtos? Estão funcionando de forma correta e diariamente? O seu sistema de CFTV está alinhado ao que o mercado tem disponibilizado ou está defasado? E o cofre inteligente, como estão seus mecanismos de gestão de numerário? Se titubeou com algumas das questões acima, é bom ficar atento à manutenção deles para garantir mais eficiência operacional aos seus negócios.

A gestão da manutenção é um dos pilares para alcançar mais eficiência operacional, uma vez que ajuda a identificar e contornar problemas recorrentes. Os serviços relacionados à manutenção podem ser preventivos e corretivos e atuar não só nos equipamentos, mas também nas instalações e estruturas, funcionando de modo estratégico para apoiar as empresas. 
 
Sem essa gestão de manutenção fica difícil prever os problemas em antenas e etiquetas antifurtos, nas câmeras de CFTV, cofres inteligentes ou nos sistemas de monitoramento integrados ao PDV. Imagine a seguinte cena: o varejista fecha a semana com diferenças entre vendas e estoques de determinados produtos, por exemplo.
 
Pelos vídeo-analíticos integrados à frente de caixa, descobre-se que os produtos não passaram pelo PDV e o CFTV entrega que eles podem ter sido subtraídos do estabelecimento escondidos em sacolas portadas por pessoas mal-intencionadas. Chega-se à conclusão de que as antenas antifurtos da saída da loja simplesmente não funcionaram pela falta de manutenção e descobriu-se isso já com os furtos consumados. Consequência: prejuízo!

Gestão de numerário é fundamental no varejo

Muitas empresas acreditam que a manutenção deve ser aplicada apenas quando o equipamento começa a apresentar algum defeito. Ledo engano. E, o pior, aí já pode ser tarde demais. Além de abrir o chamado para um atendimento técnico, que pode levar de 24 a 48 horas, a operação de sua loja pode estar comprometida. Se a sua solução for um cofre inteligente, é bem provável que as ações da tesouraria, bem como o serviço de transporte de valores, serão paralisadas para que a segurança não seja comprometida.

Ainda que o investimento seja um pouco maior, a manutenção preventiva, pouco praticada no Brasil (apenas cerca de 20% das empresas adotam esse modelo – outros 80% mantém a manutenção corretiva), é uma necessidade urgente. Por isso, como o próprio nome sugere, ela busca promover um trabalho preventivo das soluções de maneira que os problemas ou falhas de funcionamento sejam minimizados. Ou, por vezes, que nem ocorram.

Sabemos que a manutenção preventiva é vista como um custo por muitos varejistas, mas ela pode evitar perdas maiores, consequentes de aberturas de chamado pontuais. Podemos citar um exemplo de uma grande rede varejista de moda, que tinha um gasto mensal de R$ 2,5 mil por chamado e com o contrato de manutenção corretiva passou a ter um custo de R$ 700 mensais.
 
Mas por que tanta diferença? O atendimento avulso paga as peças com tabela cheia e tem o deslocamento do atendimento técnico, e quando ele opta pelo contrato de manutenção consegue-se melhorar o custo, já que o fornecedor passa a contar com o fator previsibilidade. Com isso, é possível estimar quanto se gastará naquele contrato de atendimento, promovendo um estoque adequado de peças para atender o cliente, além de obter um melhor dimensionamento da equipe técnica com os melhores deslocamentos.

Mas, afinal, qual o valor de pagamento para se contratar uma manutenção preventiva? 

Um pacote pode ser customizado e dependerá muito do que o varejista quer e de acordo com a solução. Mas, mesmo com um custo mais alto do que a manutenção corretiva, ela tem o benefício de garantir a performance da solução e nada de surpresas desagradáveis no final das contas. Também fica mais fácil de reposição de peças para correção, programar a paralisação e efetuar os ajustes sem prejuízos à operação.

 

Assistência técnica 24 horas: bons parceiros é essencial
 
Contar com suporte técnico integral especializado é essencial para que os processos relacionados à manutenção sejam eficazes, atendendo as demandas das empresas para inspeções e consertos de equipamentos, além de viabilizar o aumento da eficiência operacional. Assim, ter um parceiro que possibilite uma assistência técnica 24 horas pode fazer uma grande diferença.
 
Desde 2015 a Sesami mantém, além do atendimento telefônico, o Portal do Cliente na internet. Por meio dele, o cliente abre o chamado e, na média, em 24 a 48 horas, disponibiliza um atendimento técnico no local. O sistema monitora o fluxo de solicitações e atribuições de serviços externos aos clientes, agilizando o atendimento. Todas as informações ficam disponíveis na plataforma e podem ser vistas em tempo real pelos clientes.
 
O sistema permite à Sesami acompanhar continuamente as solicitações recebidas a fim de agendar a visita e enviar o técnico certo para o serviço, usar sofisticadas análises para monitorar e visualizar os estoques atuais, prever as janelas de serviço com precisão e otimizar as operações de campo.