No começo de 2018, os diretores do ASP SUPERMERCADOS estavam preocupados com quebras na frente de caixa ao constatar que, mesmo com o monitoramento efetuado por sua equipe de prevenção de perdas, ainda perdiam nas suas operações. E, o pior, viam o lucro das vendas escoar direto para o ralo. A história começou a mudar abril do mesmo ano quando a rede fechou uma parceria com a Gunnebo e adotou o Gatecash, como mostra a Revista Prevenção de Perdas edição 11.
O projeto do Gatecash com monitoramento remoto começou a rodar na rede, que conta com três lojas de supermercado e um atacado, e já nos primeiros meses de operação os resultados foram muito além das expectativas. O diretor do ASP, Aurélio Pavan, afirmou que a solução para monitoramento de frente de caixa, Gatecash, possibilitou fazer uma mensuração melhor das perdas.
A ferramenta deu maior respaldo para acompanhar quando, como e onde ocorrem as quebras de caixa.
Com as perdas identificadas, segundo ele, os operadores de caixa são orientados a corrigir erros e a redobrar a atenção. Pavan diz que praticamente não registram ações de fraudes e acredita que 99% das perdas no PDV são originárias da desatenção e desconhecimento dos colaboradores. Coisas simples como não saber diferenciar tipos de frutas como mamão papaya de mamão formosa. Os erros mais comuns que encontram na rede são a falta de registro de um produto por falta de atenção ou a cobrança de apenas uma unidade (cerveja e leite principalmente) quando na verdade o cliente está levando um pack ou uma caixa com 12 unidades.
Para corrigir erros operacionais e distorções, a diretoria da rede investe em treinamentos. O diretor afirma que não acredita ser justo um funcionário pagar e nem a empresa cobrar um extra por um erro cometido. Com a ferramenta, eles passaram a realizar treinamentos e viram reduzir bastante as perdas com erros operacionais.
O sucesso do Gatecash no Flex Atacado fez com que a diretoria da empresa ampliasse o uso da solução de monitoramento no checkout para todas as unidades supermercadistas ainda no ano passado. Agora, no começo de 2019, implantaram o Gatetransfer, solução para área de recebimento de mercadorias. Segundo Pavan, rede está fechando todos os ralos, promovendo uma gestão de ponta a ponta, do recebimento à venda das mercadorias.
O que mais chamou a atenção dos diretores até o momento foi a precisão das informações. O Gatetransfer já apontou que a conferência de alguns produtos estava sendo feita às cegas e que alguns processos implantados não estavam sendo cumpridos. Pavan conta que algumas de suas câmeras não ofereciam uma qualidade necessária para apurar as cenas e captar os sons. Com o acesso remoto da Gunnebo, passaram a enxergar tudo quase perfeitamente, demonstrando as correções que precisam ser aplicadas aos colaboradores, grupo de produtos e fornecedores que merecem mais a atenção e se as conferências estão sendo realizadas de acordo com as normas estabelecidas.
Este artigo foi publicado primeiramente na Revista Prevenção de Perdas número 11. Para acessar a versão digital gratuita da revista, clique aqui. |
Mais sobre perdas na frente de caixa:
Loja eficiente com monitoramento remoto e gestão de PDV
Coop reduz em 30% as perdas na frente de caixa com monitoramento de PDV
10 competências da Prevenção de Perdas na Frente de Caixa