Os aspectos tradicionais da Prevenção de Perdas no universo supermercadista estão evoluindo rapidamente. Vemos se formar um ambiente muito mais ligado ao negócio do que propriamente às operações logísticas e operacionais de lojas. A tecnologia, evoluções de processos, capacitações de pessoas, interatividade com os clientes e fornecedores, trazem esta nova realidade, como veremos neste meu artigo de estreia no blog Prevenção de Perdas.
Há alguns anos, o setor era unânime no tratamento hierárquico dos pilares: receitas, despesas e perdas. Sendo esta última renegada a uma área operacional considerada onerosa e pesada, que certamente influenciaria negativamente nos indicadores das empresas. A representatividade da área de Perdas geralmente estava ligada a indicadores menores, pouco participavam dos números de metas e seus profissionais estavam ligados diretamente à segurança patrimonial.
As crises políticas e econômicas brasileiras movimentaram vários aspectos referentes às culturas e visões nas organizações. Hoje temos cenários muito mais favoráveis a investimentos no combate às perdas, sejam elas estratégicas ou operacionais.
A indústria tecnológica caminhou junto com estas oportunidades e representa um papel importante no desenvolvimento de suporte ao varejo. A tecnologia ajuda reduzindo as perdas no varejo, atingindo desde o comportamento operacional até os mais altos graus de gestão do varejo. Absorve e reduz custos operacionais e oferece uma série produtos capazes de melhorar sensivelmente a gestão do negócio.
Prevenção de perdas é um negócio e necessita de cuidados especiais, pois representa não só uma gama de controles e números. Esta área pode e deve ser parte da cultura organizacional, da imagem da empresa, do ambiente sadio e principalmente ser uma influenciadora de comportamentos, seja dos funcionários ou dos clientes.
Acesse mais artigos sobre tecnologia em prevenção de perdas:
5 exemplos de tecnologia agindo contra perdas no varejo
3 dicas de tecnologias contra fraudes no varejo
5 tecnologias essenciais para combater as perdas no varejo