Estrutura e cultura de Prevenção de Perdas nas organizações

por Antônio Balbino 12-09-2017 14:31
Entre em contato:

 Cultura organizacional de Prevenção de Perdas

Construir uma cultura na organização não é uma tarefa fácil e deve ser feita através de esforços permanentes. A cultura organizacional é dinâmica, por causa das mudanças contínuas que são realizadas e podem ser facilmente destruídas, caso os funcionários não percebam a importância e o porquê de tais esforços, assim como o compromisso de seus superiores. Para que tais esforços deem resultados, é preciso que estes se tornem um padrão no desempenho da companhia e, assim, seja criada uma Cultura de Prevenção de Perdas. Por isso, a estruturação de um projeto de Prevenção de Perdas é muito importante e deve envolver toda a organização.

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, precisamos chamar a atenção para uma das mais importantes ferramentas de prevenção de perdas: as pessoas.

Quantas empresas hoje tem uma área de prevenção de perdas estruturada, onde tem cadeira dentro da diretoria da empresa? Muitas empresas têm esse departamento se reportando para áreas de operações e comerciais da empresa.

Não acredito que um departamento que se reporta diretamente para área comercial poderá ser imparcial em suas avaliações dentro dos riscos de perdas existentes dentro da empresa. Em meu ponto de vista, muitas empresas estão desviando o papel fundamental da área que é “ser imparcial”. Para isso, o departamento de prevenção deve se reportar diretamente ao responsável geral da empresa, seja ele um diretor-geral, presidente, sócio ou até mesmo o proprietário.

A estrutura do departamento irá depender da estrutura organizacional da empresa. Como já mencionei, a área de prevenção deverá se reportar diretamente ao Head da empresa. Portanto, se dentro do seu organograma o Head é o diretor geral e abaixo dele temos os gerentes gerais de cada departamento, a Prevenção de Perdas deve assumir uma cadeira entre os gestores.

Em função desta abrangência de atuação dos profissionais da prevenção, existem habilidades indispensáveis à equipe. Esta equipe tem a função de desenvolver e captar informações sobre toda a cadeia de valor, pontuar as principais vulnerabilidades e desenvolver soluções que diminuam o risco operacional. Além disso, caberão a estes profissionais a habilidade e disposição para desenvolver ferramentas e questionar modelos ultrapassados, trazendo inovações à companhia no que tange à Prevenção de Perdas.

Por isso, a estruturação de um departamento de Prevenção de Perdas deve ser iniciada pela definição das tarefas que serão desempenhadas pelo departamento e dos perfis dos profissionais procurados.

O processo de seleção deve incluir entrevistas com questões sobre controle de perdas, integridade, honestidade, entre outras questões pertinentes.

Para incluir na forma de trabalhar da empresa a cultura de Prevenção de Perdas é necessário, basicamente, seguir os seguintes pontos:

  • Plano de Comunicação
  • Incentivos
  • Formação do Grupo de Prevenção de Perdas nas lojas

 

Nos próximos artigos, irei falar um pouco sobre cada um deles. Peço que você deixe seu comentário respondendo: Como você vê a maturidade da prevenção de perdas dentro das organizações? Como anda a estrutura organizacional desta área em sua empresa?

 

Mais informações sobre a cultura de Prevenção de Perdas:

5 passos para convencer diretores a investir em Prevenção de Perdas

A necessidade de incluir a Prevenção de Perdas nas estratégias da empresa

10 dicas para construir uma equipe de sucesso em Prevenção de Perdas

 

Revista Prevenção de Perdas 2017 - Download Gratuito

Topics: Equipe e Treinamento