“Evidência”, esta é a palavra que define o momento da área no País. Em meio ao caos econômico e com as eleições presidenciais, vemos a prevenção de perdas como um dos assuntos mais debatidos no varejo. Os números apresentados pela associação brasileira de prevenção de perdas mostram um cenário desafiador. Mesmo com a média de perdas do varejo nacional caindo dos 1,32% para 1,29%, temos números impactantes em vários segmentos como, por exemplo, o aumento das perdas em livrarias que saíram dos 0,96% para 1,46%. Porém o que pretendo explorar nesta matéria não é o altíssimo valor das perdas de 19,8 bilhões de reais, mas sim a importância do cenário atual da área.
A cada ano estamos ganhando força dentro do varejo nacional. Somos mais de 23 mil colaboradores trabalhando, espalhados nos quatro cantos desse país. Isso contando apenas as empresas que responderam à pesquisa da Abrappe. Então como estamos tratando nossas perdas? Qual o nível de maturidade de nossa área? Como integrar a área e criar uma cultura dentro das organizações? São muitas as perguntas.
Com essa frase lanço aqui uma pergunta: você sabe o quanto perde? Garanto que toda empresa que analisa estes dados já tem uma área de prevenção de perdas. Se você iniciou um trabalho de gestão de estoques e conseguiu extrair através de inventários o real impacto das perdas de estoque também irá investir na área. O último resultado da pesquisa Abras/SuperHiper, realizado em parceria com a Nielsen, mostra que em 2017 existiam 89,3 mil lojas no segmento, ou seja, apenas no segmento supermercadista.
A questão da integração com as demais áreas da empresa é fundamental nesse novo momento da prevenção, não podemos perder esse bonde. É primordial realizar treinamentos e usar o endomarketing para divulgar ações que aumentem a participação de todos na redução das perdas. Também é fundamental utilizar os quadros de gestão a vista para mostrar os números de perdas da empresa, seja transparente, mostre os números por setor e por produto também, se necessário.
Criar comitês para discutir sobre perdas é outra dica importante. Esses comitês devem ter um profissional de cada área da empresa e não apenas da prevenção. O brainstorming envolvendo diversas áreas será ótimo para desenvolver novas práticas e aperfeiçoar os procedimentos já utilizados.
A mensagem que quero deixar neste artigo é que a prevenção de perdas está sim em evidência no Brasil e se não está dentro de sua empresa é hora de mudar essa realidade e colocá-la em evidência. A mudança começa dentro da empresa, a mudança começa por você que é sócio/proprietário da empresa. Como sempre destacamos, prevenção de perdas se faz “top down”, de cima para baixo, atingindo a toda a empresa.
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