Blog Prevenção de Perdas

A partir de que tamanho de loja devo investir em Prevenção de Perdas?

Written by Luiz F. Sambugaro | 13-10-2016 17:12

 

Como o nome já diz, Prevenção de Perdas é um amplo conceito que leva em consideração tudo o que o varejista precisa e deve praticar em seu negócio, de forma preventiva, para que seu lucro não seja prejudicado por perdas. Não há como escapar: de erros contábeis a furtos internos, existem diversos tipos perdas que podem acontecer em qualquer tipo de loja, independentemente do tamanho. Mas qual será o momento do crescimento da empresa em que ela deve investir em Prevenção?

Muitos varejistas acreditam que pequenas lojas não serão atingidas em um primeiro momento pelas perdas. Porém, é impossível proteger toda sua loja, não importando o tamanho, sem contar com tecnologias específicas voltadas para a prevenção. Assim podemos perceber que não é o tamanho do varejista que determina se ele deve ou não investir em Prevenção de Perda ou qual o momento ideal. Esse investimento deve ser considerado desde o início de uma simples abertura de uma porta comercial, como neste caso de sucesso narrado aqui no blog.

O que pode e deve variar nestes casos é o grau de investimento e sofisticação dos equipamentos de Prevenção de Perdas a serem usados.

De acordo com o tipo de negócio e o tamanho da área de exposição, os especialistas em Prevenção de Perdas irão sugerir as melhores ferramentas e o melhor custo benefício para a loja em questão. Além disso, as pequenas e médias lojas devem estar atentas ao autosserviço, cada vez mais exigido pelo consumidor, visando a exposição e disponibilidade de mercadorias para o cliente, que devem ser bem cuidadas para não propiciar o furto.

Para termos uma ideia da ampla atuação da Prevenção de Perdas e de como ela deve estar presente desde o primeiro momento do projeto, listamos algumas das ações mais utilizadas no mercado:

 

Funcionários: 

  • Recrutamento e seleção profissional que considere a adequação ao cargo, remuneração e perfil profissional;
  • Programas de incentivo e/ou participação nos lucros, que permitam uma maior participação e motivação de funcionários;
  • Programas agressivos de comunicação interna, dos prêmios às punições, deixando as regras e expectativas claras para todos.

Sistemas Operacionais: 

Sistemas eletrônicos:

Monitoramento e Gestão:

Processos:

Layout da loja:

  • Já no projeto de arquitetura da loja, é necessário considerar aspectos preventivos como a redução de pontos cegos e iluminação;
  • Realizar um estudo sobre a instalação de equipamentos para prevenir perdas no projeto da loja, reduzindo o custo de instalação e infraestrutura;
  • Adequação de móveis e escolha de pontos mais propícios para vendas.

 

A Prevenção de Perdas não funciona apenas no momento exato de evitar furtos ou roubos. Na verdade, as estratégias de prevenção devem ser consideradas desde o momento em que a loja é montada e aberta ao público para que as ações funcionem de maneira eficiente e organizada.

Não importa o tamanho da loja ou de seu negócio, as perdas sempre irão existir e, ao preveni-las, você poderá alavancar ainda mais seus lucros, propiciando o crescimento de sua loja.

 

Mais sobre Prevenção para sua loja:

10 dicas para reduzir perdas em sua loja

21 conselhos de especialista para ajudar a prevenir perdas

13 vantagens da nova tecnologia de gestão de imagens de CFTV