Para uma atuação com eficiência e impacto direto no resultado de redução de perda de inventário, é importante que o profissional de prevenção de perdas saiba como estão distribuídas, de que forma elas acontecem. Quando as perdas no varejo são analisadas de perto, é possível descobrir quais são os produtos que devem ser considerados PAR - Produtos de Alto Risco - e dedicar a eles uma atenção especial, já que configuram 80% da perda, em geral.
Para fazer esta análise e entender melhor a perda, é preciso utilizar as ricas informações do resultado de inventário, apurado por uma equipe própria ou terceirizada, nas unidades de negócio, tanto para o pequeno, médio ou grande varejista.
Com esta análise, o varejista poderá classificá-las utilizando a metodologia de curva ABC, que demonstrará qual a distribuição da perda nos produtos comercializados. Ao gestor, cabe identificar os produtos de curva A, que é onde estão concentrados, na maioria das vezes, 80% de perda da unidade de negócio, em apenas algumas dezenas de produtos. Estes são os chamados PAR - Produtos de Alto Risco.
A partir dessas informações, a análise para identificar a origem da perda – sejam elas furto interno, furto externo, erros operacionais ou erros administrativos – e a aplicação das ações para reduções podem ser direcionadas, envolvendo diversas soluções como:
Ainda com base nesta lista de produtos, é importante também identificar a localização destes produtos na área de vendas com objetivo de marcar as chamadas áreas quentes de perda. Sabendo quais são estas áreas quentes é possível organizar melhor os recursos para inibir o furto e reorganizar sua equipe e soluções:
Em uma empresa com milhares de SKUs, atuar com foco no PAR – Produtos de Alto Risco – significa atuar focado em praticamente 80% das perdas, ou seja, atuar com estratégia e foco. Nesta condição, os investimentos são direcionados para os pontos de controle que realmente impactam no resultado, aumentando a lucratividade e as margens e garantindo um esquema de Prevenção de Perda mais eficiente para o varejo.
Conheça seu negócio e fique atento às áreas de maior risco. Com as perdas mapeadas e conhecidas, se torna mais fácil preveni-las.
Outros artigos de interesse:
Dicas para prevenir perda na devolução e trocas de mercadorias
Como minimizar erros através do inventário em Prevenção de Perda
10 dicas para reduzir perda em sua loja de varejo