Dentre as várias questões que preocupam os varejistas em seu dia a dia, uma das mais complexas de lidar são os furtos internos. Pensar que podem estar ocorrendo desvios dentro de sua própria equipe não é algo que o varejista se sinta confortável de saber, mas é preciso entender, mapear para poder resolver. Na série de artigos baseados na lista "10 coisas que você precisa saber sobre Prevenção de Perda", já falamos sobre Cargos e responsabilidades, como levar a cultura da Prevenção de Perdas para toda a equipe. Agora vamos falar de como essa cultura pode ajudar a prevenir também furtos internos e não só combatê-los com retaliações.
Apesar de não chamarem tanta atenção quanto os furtos externos, os furtos internos acarretam enormes perdas para o varejo. Reduzi-los é uma tarefa complexa e que requer estratégia, pois são muitas as questões envolvidas neste tipo de furto. O varejista precisa abordá-las de maneira séria e eficiente, entendendo seu caso individualmente, para encontrar uma solução que contemple sua empresa. Não se pode negar: o problema existe e precisa ser encarado de frente. Já há soluções e recursos para resolver este ponto crítico do varejo e agora vou explicar melhor o que são os furtos internos:
O que observamos, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, é um crescimento desta prática, principalmente no mercado nacional. Este avanço acontece, primeiramente, por conta de crises econômicas que geram demissões, redução de nível hierárquico, terceirização de mão de obra e a troca de funcionários treinados e leais por novos de menor custo, sem nenhum compromisso com a empresa. Uma equipe que não é comprometida com a empresa pode gerar prejuízos imensos.
E ainda há outros fatores causados pela crise, como o corte de benefícios, redução das despesas de manutenção, etc. Fatores externos como perda da confiabilidade no judiciário e desonestidade endêmica - em todos os níveis da sociedade - aumentam também a sensação de impunidade que, junto com as oportunidades, fazem crescer os índices de furtos no varejo, tanto internos quanto externos.
Como afirma o especialista Terrence Daryl Schulman: “Vivemos em uma sociedade materialista, onde o dinheiro, a aparência e a propriedade determinam nosso valor”. Estes fatores fazem com que empresas varejistas reduzam a área de Prevenção de Perdas ou adiem sua implantação. Adiar este investimento é apenas adiar a resolução de um problema sério para o varejo.
Chegamos então a uma conclusão simples: Quanto maior a chance de furto interno, menor o trabalho preventivo, com consequente aumento de seus índices. Sem estratégias para prevenir estes delitos, eles obviamente aumentarão.
Seguindo esta mesma linha, relatos feitos por ex-furtantes mostram que a falta de manutenção é um dos fatores que favorecem e muito a prática. Por exemplo: Uma câmera ou uma antena na porta, se não funcionam, seja por falta de manutenção ou por pequenos problemas nos ajustes, continuam a ser parcialmente efetivas como fator de intimidação para o furto externo, mas não para o furto interno ou conivência entre funcionário e amigos. Neste caso, tanto funcionários quanto amigos, por estarem por dentro do dia a dia da loja de varejo, sabem que os aparelhos não estão funcionando adequadamente. Esta é uma excelente desculpa para furtar.
Outra solução para evitar perdas causadas por funcionários é investir em ferramentas que realizem auditorias de fraudes no PDV, como é o caso do Gatecash. Com os dados coletados por esta ferramenta de monitoramento de frente de caixa, o varejista passa a ter uma real noção de como andam as perdas em sua loja de varejo e pode agir com assertividade, reduzindo os furtos internos com precisão.
Para encarar a questão do furto interno e trabalhar este problema com a mesma seriedade que os furtos externos, são necessárias algumas atitudes e mudanças de pensamento para entender melhor como esta lógica funciona.
Ainda não baixou o Ebook gratuito sobre Fraudes na
Frente de Caixa? Clique aqui e baixe agora mesmo.
Para se ter controle sobre os furtos, é necessário que várias atitudes caminhem juntas, de mãos dadas com a prevenção. Como vimos, existem pontos cruciais dentro de uma empresa que devem ser trabalhados ativamente para mudar a rotina tanto do empresário quanto de seus funcionários. Manter uma equipe unida, com normas e procedimentos claramente definidos, selecionar e treinar adequadamente seu pessoal são algumas das formas de prevenir os furtos internos e ter um ambiente varejista mais seguro e bem estabelecido.
* Artigo publicado em 21-10-2015, atualizado em 16-12-2019.
Veja em nosso SlideShare outras questões importantes que os varejistas devem observar ao cuidar da área de prevenção de perdas em sua empresa:
Você também pode se interessar por estes artigos: