Em nosso atual cenário, esta poderia ser uma pergunta com a resposta na ponta da língua: o que você faz com os números do seu inventário? Junto à resposta, teríamos até mesmo um breve histórico com dados e indicadores importantes para se discutir com outros profissionais, naquele bom e velho cafezinho. Porém, a realidade sobre a realização de inventário no varejo ainda é para poucos e, muitas vezes, acaba sendo esquecida. Simplesmente, o varejista chega a outro ciclo de inventário e nada foi feito com os números do inventário anterior, talvez por dificuldades de saber como utilizar esses dados.
Existem alguns paradigmas a serem quebrados em relação ao inventário no varejo. Um deles é justamente acharem que o inventário é responsabilidade da área de prevenção de perdas. O fato de a área ser uma das responsáveis pelo resultado não quer dizer que é responsável também pela execução do inventário e atualização dos estoques.
A gestão de estoque é a base para a prevenção de perdas. Sempre digo que não existe prevenção de perdas sem gestão de estoque, mas pode existir gestão de estoque sem prevenção de perdas, sim! Doa a quem doer.
O inventário apresentou resultado ruim? A culpa, geralmente, é do próprio inventário. Resolvi terceirizar o inventário e o resultado continua ruim, ou seja, péssimos resultados com equipe interna e externa, como assim? Por que meus números não apresentam melhora?
O inventário faz uma radiografia do atual cenário da empresa. O varejista precisa entender que o inventário não resolve problemas na gestão de estoque. Fazendo uma analogia mais fácil: você está acima do peso, isso é algo perceptível. Resolveu fazer alguns exames de rotina, mas não procura um médico para analisar suas taxas e identificar quais serão suas prioridades. Com isso, também não inicia o tratamento adequado e no ano seguinte toma a mesma atitude, vários exames e engaveta novamente.
O relatório deverá ser apresentado para toda a diretoria da empresa, se possível envolvendo acionistas e sócios da empresa. Prevenção de Perdas é Top Down!
Um Dashboard com todos os indicadores de índices de perdas, acurácia de estoque, quebras, ajustes, cancelamentos, transferências e outras movimentações internas que poderão também esconder alguns desvios e acarretar em perdas altíssimas.
A empresa muitas vezes acredita que o inventário é custo e obrigação. É precisa fazer com que todos entendam que o inventário é um investimento. Sim, um investimento! É somente com a ajuda dos inventários que conseguimos levantar nossos indicadores e identificar qual o nível de maturidade de nossos processos.
Você tem interesse em criar seus indicadores de perdas ou melhorar sua análise? Entre em contato comigo pelos comentários, terei prazer em ajudá-lo!
Saiba mais sobre inventário no varejo consultando os artigos a seguir:
A importância do inventário na gestão de estoque do varejo
Antônio Balbino fala sobre inventário no varejo em episódio do PDV
Transforme dados de inventário em indicadores para redução de perdas