Chegou o período mais esperado do ano para o segmento supermercadista, mas junto com o crescimento nas vendas temos o mesmo cenário para as perdas. No período natalino, nossas lojas se tornam pequenas. Não importa se você é mercado, supermercado, hipermercado ou atacarejo, sempre terá aperto nos corredores, filas nos caixas e balcões de atendimento e toda a loucura que se repete ano após ano. Sim, brasileiro ama deixar tudo para última hora e não seria diferente no Natal. Mas isso não significa que os varejistas devem deixar suas estratégias para última hora também. Por isso, preparei este artigo e, para facilitar a compreensão de todos, separei as dicas por setores.
Exatamente o que você pensou: na fila do caixa. É praticamente impossível não ter filas na véspera do Natal, porém o que não pode acontecer é ter filas ainda maiores por conta de caixas parados por falhas nos equipamentos. Tenha sempre alguns equipamentos prontos para serem substituídos, afinal de contas o caixa não pode parar.
Defina também sangrias (retirada de valores no caixa) predefinidas pela tesouraria da empresa e nunca deixe grandes valores no caixa. Atenção redobrada nos cancelamentos e muito cuidado com os subscaneamentos, seja com auxílio de tecnologias de gestão de PDV ou de forma rude com fiscais na própria frente de caixa.
Quando falamos em cuidado com os produtos sazonais, incluindo também os de alto risco, precisamos começar a nos preocupar desde o recebimento da mercadoria. Um exemplo clássico é o famoso queijo do reino. Na hora do recebimento, o produto deverá ser conferido 100% e com auditoria em todas as marcas da área de prevenção ou área responsável. Muito cuidado com o armazenamento dessas mercadorias nos estoques, o ideal é que todas estejam na área de vendas.
Outra prática muito comum nestes períodos, a qual devemos prestar atenção, é a famosa troca de etiqueta de produtos fracionados. Exemplo: trocar etiqueta de queijo do reino, retirar o peso de uma bola de 1,1 kg e inserir em outra de 1,6 kg. Acredite, estas fraudes se repetem todos os anos. Oriente seus operadores de caixa a pesar novamente e verificar na balança do caixa. Pode parecer complicado, em um primeiro momento, mas com a prática, se torna uma operação rápida, até porque é apenas uma conferência rápida. Faça o mesmo com carnes nobres e queijos especiais. Caso você já tenha uma lista de produtos de alto risco que dependem de pesagem, utilize-a nesse momento.
Em grande parte dos casos, os clientes são comerciantes que atuam no mercado paralelo. Ao realizar auditorias, leve alguns casos até o balcão e cobre de seus funcionários. Garanto que caso haja alguma fraude sendo praticada, irão diminuir e muito as ocorrências.
Outro problema é o consumo de mercadorias nas lojas. Nesta época, essa prática se multiplica e é difícil conseguir controlar. Os varejistas vivem isso no dia a dia e sabem o quanto é difícil diminui-la em dias comuns, imagine durante esse período. Quando possível, leve o produto para o caixa e ele deverá sinalizar ao cliente a necessidade do pagamento, como todos costumam fazer. Mas só faça isso se tiver certeza do consumo. Se não tem certeza, prejuízo pouco é lucro e uma acusação infundada pode trazer grandes problemas para a empresa!
Todos os funcionários deverão estar preparados para identificar furtos e sempre sinalizar para a equipe responsável, assim poderão monitorar tudo e ter a certeza no momento de uma abordagem. Já falei em outro artigo sobre como realizar uma abordagem e você pode conferir aqui.
Outro ponto fundamental que precisamos dar atenção máxima é a situação das câmaras, balcões, salas de preparo, ou seja, tudo que é utilizado para manter a qualidade dos produtos perecíveis. Mais da metade das empresas que não tem um plano de manutenção tem problemas no final do ano.
Nesse momento, a perda é gigante e a demora no atendimento dos prestadores de serviço em virtude da demanda só aumenta a gravidade. Portanto, neste mês, faça manutenções preventivas semanais nas unidades e monitore toda e qualquer modificação. São atitudes essenciais para combater as perdas e quebras.
Por fim, mas não menos importante, faça inventários nos itens sazonais durante todo o mês. Divida a contagem em pequenos grupos, trinta itens por dia, por exemplo, ou use o período de fechamento da loja para a ação. Se você tiver uma equipe interna de inventários, priorize o período da noite para trabalhar e monitore durante o dia os itens que tiveram divergências na contagem noturna. Esses inventários proporcionam uma análise rápida e com isso o plano de ação é sempre mais eficiente.
Espero que todos vocês tenham boas vendas e, acima de tudo, bons lucros!
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