Em meu artigo anterior, destaquei os principais tipos de furtos e furtantes, dando soluções práticas para resolver as perdas antes mesmo de que elas aconteçam. Mas existem outras atitudes importantes a serem tomadas no varejo, principalmente em épocas de alta de vendas como é o fim de ano. Mitigar os riscos como roubo e furto qualificado é essencial para combater as perdas e garantir um lucro maior neste período.
Após conhecer os tipos de furtantes mais comuns no mercado de varejo, atitudes devem ser tomadas para que os atos ilícitos sejam coibidos e evitados antes mesmo de acontecer. Porém, além do cuidado direto com os furtantes, também é preciso mitigar outros riscos como: roubo (assalto) e furto qualificado (arrombamento). Nestes casos, vale a pena investir no reforço de alguns pontos. São eles:
Gestão inteligente do dinheiro, que precisa focar em três pontos principais: coletas inteligentes feitas pela Transportadora de Valores, visando deixar o mínimo de dinheiro “dormindo” no estabelecimento; retirada de dinheiro dos caixas (sangrias), com maior frequência que a habitual; e procurar deixar o numerário em cofre, até ser recolhido pela Transportadora de Valores ou até a realização do depósito. Atualmente, já existem no mercado soluções de tecnologia para realizar uma gestão de numerário mais eficiente, que podem atender perfeitamente estas questões de segurança.
Realizar manutenção preventiva nos sistemas de segurança eletrônica: CFTV, alarme de presença, antenas de alarme e rádios HT´S;
Testar semanalmente o sistema de alarme de presença e botão de pânico, a fim de certificar que a empresa de monitoramento está recebendo corretamente os sinais;
Reforçar com a equipe os procedimentos de segurança na abertura e fechamento do estabelecimento, procurando não ser pego de surpresa pelos meliantes;
Orientar a equipe que, caso perceba ou desconfie de situações de risco, acione a polícia através do telefone 190. Não peque pela omissão!
Planeje bem suas ações e, ao dimensionar a sua perspectiva de lucro, procure deixar uma parte para reforçar a segurança do estabelecimento e atuar de forma preventiva. Dessa maneira você não perde nem clientes nem dinheiro!
Mais artigos de seu interesse:
Deu no Fantástico: Furtantes ignoram câmera de segurança
Loja de varejo usa cenas reais de furtos em propaganda comercial
Coisas que você precisa saber sobre Prevenção: Como lidar com furtos internos