Ao longo de alguns anos acompanho a área de prevenção de perdas, segurança patrimonial e investigação empresarial. Ocorre que em algumas empresas do segmento varejista ainda contratam profissionais apenas para apagar o fogo e permanecem em sua zona de conforto, colocando em risco a imagem e os lucros da empresa.
Talvez como forma de reduzir custos, algumas empresas de médio e pequeno porte reaproveitem agentes de segurança patrimonial para compor a área de Prevenção de Perdas. O grande terror acontece em abordagens sem preparo que constrangem o cliente. Estas abordagens podem transformar os clientes em potenciais reclamantes em ações judiciais contra a empresa. Tudo por causa da falta de preparo do profissional.
Diante desse cenário, a grande solução que se faz necessária é cada área conhecer de fato o seu papel e definitivamente formar os agentes de prevenção de perdas em analistas de inteligência. Recrutar é uma missão estratégica e não mais meramente operacional. O processo precisa se tornar dinâmico e sincronizado e estar sinergicamente alinhado ao objetivo do processo.
Em quase oito anos trabalhando com investigação empresarial, percebi o quanto é importante que os agentes de Prevenção de Perdas sejam capacitados para planejar e operacionalizar um processo investigativo. Ainda que as empresas do ramo varejistas sejam conscientizadas a criar uma área de inteligência e investigação, os profissionais focados na investigação empresarial precisam ser corretamente capacitados. Assim será possível mitigar as perdas invisíveis de forma não colocar em risco a imagem da empresa.
Retirar os antolhos e investir em uma solução altamente eficaz é cada vez mais presente no segmento industrial. É preciso estar atento a Lei Anticorrupção Empresarial nº 12.846/2013 programas de integridade (compliance), regulamentada pelo decreto 8.420/15.
Nos últimos anos, os casos de fraudes têm ocupado os meios de comunicação. O que pode contribuir para essa situação é a velocidade das mudanças no ambiente organizacional. Além disso, os controles internos também podem não estar conseguindo acompanhar esta velocidade, aumentando assim o potencial de práticas de atos ilícitos.
A perda dos valores sociais e morais pode ser a base do problema das fraudes. Do ponto de vista interno, ambientes de Tecnologia da Informação complexos (ou fusões e aquisições não consolidadas) e salários baixos incrementam também a ocorrência de fraudes. Organizações menores (com até 100 funcionários), com alta rotatividade de pessoal e pouco comprometimento, com a gestão muitas vezes ignorando irregularidades, têm maior probabilidade de serem fraudadas, elevando o seu risco ao nível alto.
Falta apenas as organizações que buscam este tipo de serviço compreenderem que uma empresa que possuí serviços de Investigação Empresarial não é uma agência de detetives. Uma empresa especializada possui profissionais formados, com vasta experiência no mercado e referência profissional e comercial. As informações do cliente serão preservadas e os resultados serão apresentados em relatórios gerenciais. Contratar serviços duvidosos para minimizar valores é o maior risco assumido por qualquer empresa que se preocupe com a sua imagem.
Uma investigação interna identificará se ocorreu ou não o ato de corrupção ou qualquer outro ato ilícito, quem são os agentes envolvidos, qual o montante do prejuízo causado e quais as medidas que devem ser tomadas para que este tipo de problema não volte a acontecer no futuro. A realização de investigações internas ganha cada vez mais importância dentro deste contexto.
Cenário ideal projetado para o varejo:
Portanto, a investigação é de extrema utilidade para pessoas jurídicas. Principalmente para as empresas que possuem uma extensa gama de empregados, clientes, fornecedores e uma complexa rede de relacionamentos. A importância da atividade investigativa privada ganha ainda mais relevo diante dos altos riscos de prejuízos vultuosos envolvendo a exploração de atividades econômicas. Isto, inclusive, pode comprometer a própria existência da pessoa jurídica.
É fundamental que as áreas trabalhem em sinergia para diminuir o quadro de perdas. Ao focar em um resultado único, formam-se equipes de líderes cada vez mais eficazes e eficientes.
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