Todos os departamentos de uma empresa, não apenas a área de vendas e comercial, geram perdas para o negócio. Estas perdas, somadas, representam milhares ou milhões de reais por ano. Identificar estes locais de perdas, analisar cada gasto e fechar essas “torneiras” pode não só evitar um prejuízo desnecessário, como também alavancar os lucros. Mas, para isso, é preciso que toda a empresa esteja engajada nesta batalha.
Buscando informações e dados internacionais relacionados a este assunto, que pudessem contribuir de alguma forma com os nossos varejistas, clientes ou não, me deparei com artigos que vão na linha de uma maior agressividade na postura do Departamento de P&P nas ações internas da empresa. Foi quando encontrei o artigo que mais me chamou a atenção, por se tratar de uma filosofia mais focada na atuação e no comportamento. Eu, pessoalmente, me identifico por sempre ter focado neste aspecto, durante toda minha atuação profissional (Inovative Retail Technology, JAN 2016).
O articulista, Keith Aubele, CCP, LPP, com larguíssima experiência no setor varejista, fala sobre os resultados de sua filosofia de atuação, quando assumiu a direção da área de P&P em um dos maiores varejistas do mundo. Sua equipe tinha cerca de 1.000 pessoas alocadas em Prevenção de Perdas e, ainda assim, tinha um elevado índice de perdas quando comparado à média do mercado.
Antes de falar nos resultados causados pela mudança de rumo da Reação para a Prevenção, gostaria de destacar algumas frases significativas de Keith Aubele, que acho que podem facilitar bastante pensar neste aspecto da Prevenção de Perdas:
Após a mudança de postura, seus resultados foram significativos. Houve uma redução de 1.000 funcionários para 350 e, em dois anos, buscaram um melhoramento do time e uma maior integração com a área de auditoria, que também passou a ser preventiva. Reduziu 40% seu orçamento anual, reduziu as perdas aos níveis mais baixos da história, diminuindo US$600 milhões. Tudo isso através de processos adequados, cobrança agressiva nas prestações de contas e outras inovações tecnológicas.
Precisamos nos lembrar sempre do lema da Companhia de Transportes Coletivos de São Paulo: Prevenir acidentes é dever de todos. E isso se encaixa perfeitamente ao varejo.
Prevenir perdas é dever de todo profissional. Repense sua atuação e comportamento, não tenha receio de mudar e exigir mais cooperação de todas as áreas da empresa.
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