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Reduzindo perdas com a gestão de dados do varejo

Written by Luiz F. Sambugaro | 25-08-2016 15:11

 

Quando pensamos no varejo, tendemos a dividi-lo entre pequeno, médio e grande varejo, entendendo que cada segmento destes exige estratégias e ações específicas para que obtenham o sucesso necessário. Porém, muitas vezes noto que os problemas e soluções são próximos, independentemente do tamanho de cada empresa. É claro que há diferenças nas ações, nas proporções e até mesmo nos objetivos, mas precisamos estar atentos às atitudes positivas de grandes empresas, como as listadas neste texto, e procurar aplicá-las, guardadas as devidas proporções, em nossos negócios.

Em um recente artigo publicado pela revista digital BUSINESS SOLUTION, foram pontuadas importantes ações atualmente em uso nas grandes corporações de varejo, mas que vistas com olhos mais atentos, poderiam, com o mesmo efeito, serem adotadas pelas pequenas e médias empresas do varejo em seus estabelecimentos. Ao analisar as ações destacadas no artigo, vemos que basta encontrar um bom parceiro de TI e o software mais adequado ao tamanho de sua organização para aproveitar a gestão de dados do varejo e aplicar grandes e eficientes estratégias em sua empresa.

Diz o artigo, “BIG DATA” - conjunto de informações sobre a atividade da empresa -, que esse é um tema muito falado atualmente entre grandes organizações, mas que muitos varejistas ainda não perceberam o real impacto do uso dessas informações em seu negócio. Dados como tendência de vendas, performance de equipe, níveis de inventário, comportamento do cliente, entre outras, podem contribuir para o incremento dos negócios de sua empresa.

Listamos abaixo as principais ações que podem ser adaptadas para pequenos e médios negócios:

  1. VENDAS: o detalhamento das operações comerciais pode ajudá-lo a melhor dirigir e focar suas ações. Vendas por hora, por dia, por estação, vão definir o nível de staff requerido, de suporte técnico, de caixas abertos e quando realizar promoções, auxiliando também na prevenção de perdas;
  2. LINHA DE PRODUTOS (product mix): identificar os melhores itens para vendas e/ou os de baixa rotatividade, ajuda a definir o que e quando promover a “queima” do estoque ou melhorar a disposição dos produtos;
  3. PRODUTIVIDADE DO FUNCIONÁRIO: analisar as vendas por vendedor, equipe, horários, dias da semana, etc, auxilia a identificar os melhores e os piores funcionários, visando premiar ou corrigir, ou até mesmo trocá-los de posição visando uma melhora para a equipe;
  4. VISÃO FINANCEIRA: é importante obter os dados de todo o negócio por área de atuação, segmento de mercado, melhores geradores de lucro, fontes de prejuízo, necessidades de ajustes de produtos, pessoas, custos de produção distribuição, etc;
  5. CRM (informações e relacionamento com clientes): o comportamento do cliente pode dizer muito sobre sua empresa. Analise e monitore suas compras ou outras intercorrências como crédito, encontre falhas de atendimento e ouça reclamações. Registre quem são suas contas VIP, quem são os clientes mais leais, quem pode ser seu testemunhal e, com essas informações disponíveis, formate programas de lealdade, promoções/ofertas especiais, comunicação sobre novos lançamentos, eventos sociais, etc. Com a gestão de dados do varejo, você pode vender mais reduzindo perdas.

Seu POS (caixa), munido de um correto e eficiente sistema, colocará todas essas informações “nas pontas de seus dedos”. Elas podem contribuir e muito para decisões mais corretas e oportunas, trazendo real impacto na redução das perdas e no incremento de seus negócios.

Aproveite as estratégias de sucesso e boas vendas!

 

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