Quando pensamos no varejo, tendemos a dividi-lo entre pequeno, médio e grande varejo, entendendo que cada segmento destes exige estratégias e ações específicas para que obtenham o sucesso necessário. Porém, muitas vezes noto que os problemas e soluções são próximos, independentemente do tamanho de cada empresa. É claro que há diferenças nas ações, nas proporções e até mesmo nos objetivos, mas precisamos estar atentos às atitudes positivas de grandes empresas, como as listadas neste texto, e procurar aplicá-las, guardadas as devidas proporções, em nossos negócios.
Em um recente artigo publicado pela revista digital BUSINESS SOLUTION, foram pontuadas importantes ações atualmente em uso nas grandes corporações de varejo, mas que vistas com olhos mais atentos, poderiam, com o mesmo efeito, serem adotadas pelas pequenas e médias empresas do varejo em seus estabelecimentos. Ao analisar as ações destacadas no artigo, vemos que basta encontrar um bom parceiro de TI e o software mais adequado ao tamanho de sua organização para aproveitar a gestão de dados do varejo e aplicar grandes e eficientes estratégias em sua empresa.
Diz o artigo, “BIG DATA” - conjunto de informações sobre a atividade da empresa -, que esse é um tema muito falado atualmente entre grandes organizações, mas que muitos varejistas ainda não perceberam o real impacto do uso dessas informações em seu negócio. Dados como tendência de vendas, performance de equipe, níveis de inventário, comportamento do cliente, entre outras, podem contribuir para o incremento dos negócios de sua empresa.
Listamos abaixo as principais ações que podem ser adaptadas para pequenos e médios negócios:
Seu POS (caixa), munido de um correto e eficiente sistema, colocará todas essas informações “nas pontas de seus dedos”. Elas podem contribuir e muito para decisões mais corretas e oportunas, trazendo real impacto na redução das perdas e no incremento de seus negócios.
Aproveite as estratégias de sucesso e boas vendas!
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