Experiência de compra em benefício da imagem e aumento de vendas

por Gustavo Carrer 03-09-2014 15:26
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Há alguns dias o Valor Econômico fez uma matéria sobre a importância da ‘experiência de compra’ para o cliente e contou com a nossa participação e de outros especialistas do setor.

A matéria destacou a importância de ter uma loja preparada para uma ‘experiência de compra’ positiva para o cliente. Por exemplo, atitudes como acompanhar o cliente da entrada à saída, a loja ter provadores iluminados confortáveis e espaçosos, café à disposição e até um espaço "espera marido" (reservado para o homem ficar enquanto a mulher faz compras) mudam completamente a experiência.

Quanto maior a interação entre cliente e vendedor, desde o momento da entrada na loja, melhor é o resultado, maior é o tíquete e as vendas. Da mesma forma, quanto mais organizada estiver a loja, mais tempo o vendedor pode se dedicar ao cliente que, em todas as visitas, deve ser recebido e entregue na porta. Essa estratégia abrange um extenso leque de pequenos cuidados, que vão da iluminação e temperaturas adequadas, espelhos de qualidade, provadores com etiquetas inteligentes, até ambientes que combinem, em um único espaço, diferentes produtos.

Pesquisas mostram, que além de focar no consumidor, é preciso prestar toda atenção a seus acompanhantes: uma mulher acompanhada do marido ou do namorado tende a comprar menos do que quando está sozinha ou quando está com as amigas, porque costuma ouvir suas opiniões.

Uma pesquisa do Sebrae mostra que, além do "espaço marido", o"espaço criança" também traz benefícios para a loja. Coisas simples e baratas como essas resultam em aumento de vendas e isso é lido pelo cliente como atendimento. O provador também virou espaço de muita atenção, pois é dentro dele que ocorrem as trocas de opiniões entre as amigas. Com isso elas acabam comprando mais do que pretendiam.

A matéria também destaca que muitas lojas estão indo mais longe nas formas de interação com os clientes, promovendo prévias de promoções com reuniões fechadas para vários grupos de amigas, com horários agendados, com café da manhã, chá da tarde e até degustação de vinho. Com isso, aproveitam o papo mais descontraído para vender mais. Todos esses mecanismos que trabalham a 'experiência de compra' são vistos pelo cliente como atendimento superior. Às vezes a loja tem um bom produto, o vendedor é bom, mas o espelho deforma e o cliente deixa de comprar o que pensava.

Para ler a matéria na íntegra, acesse o site Valor Econômico aqui.

 

Topics: Perdas no Varejo, Experiência do Consumidor