Avaliação de perdas mostra a importância da tecnologia no varejo

por Adriano Sambugaro 05-08-2020 11:20
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avaliação de perdas no varejo brasileiro de supermercados

Importante marco anual para Supermercados, a nova edição da Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, feita pela ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, foi divulgada nas últimas semanas. As quebras operacionais e os furtos seguem preocupando os varejistas e se mostraram líderes de perdas na pesquisa com 39% e 24% respectivamente. No total, as perdas alcançaram o índice de 1,82% em 2019, o que significa um valor de R$ 6,9 bilhões em perdas. Os resultados mostram, mais um ano seguido, a importância de investir em tecnologias e estratégias voltadas para prevenção de perdas, como apontamos nesta matéria no site da ABRAS.

Causas das perdas

 

Como revelou a 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, as perdas somaram R$ 6,9 bilhões no ano passado, ou 1,82% do faturamento bruto do setor. Como mostra o gráfico, as quebras operacionais e os furtos, tanto internos quanto externos, lideram o ranking, seguidos de erros de inventário, erros administrativos e fornecedores.

 

principais causas de perdas em supermercados de varejo

 

 


Tecnologia e prevenção de perdas

Um dos destaques da pesquisa em relação à tecnologia, foi o aumento do uso de alarmes de acesso, ultrapassando os equipamentos de CFTV, que há três anos vinham sendo líderes na pesquisa. Os coletores de dados para inventário também ganharam destaque, mostrando que os varejistas estão mais atentos a um bom gerenciamento dos supermercados.


Dentre os 10 equipamentos mais usados, além das câmeras e dos alarmes de acesso, também foram citadas soluções de monitoramento de frente de caixa, como é o caso do Gatecash. Acreditamos que este aumento se deve à conscientização de que o checkout é uma das áreas mais sensíveis do varejo e que precisa de atenção extra.

 

O Gatecash, solução de monitoramento de frente de caixa, atua integrado ao software de automação comercial, reúne imagens de vídeo e áudio produzidos no PDV e faz a contagem cruzada do que foi efetivamente registrado ou não. Desta forma, o varejista consegue identificar quais perdas foram erros de procedimento ou fraudes cometidas pelos funcionários.

 

 

Perdas por formato de loja

 

A pesquisa ABRAS apontou que o índice de perdas desconhecidas é assustador especialmente nas lojas de vizinhança, chegando a 63% das perdas. Nos Supermercados convencionais, as perdas desconhecidas atingem 42%, índice similar ao dos atacarejos. Nos hipermercados elas alcançam 25% e nas lojas de conveniência, 17%. Novamente a tecnologia e processos bem definidos poderiam ajudar a baixar estes índices. Há uma série de soluções que auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitarem a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas. Hoje, para manter o negócio saudável, é preciso ter dados e indicadores para medir e controlar as perdas.

 

Perdas no varejo por formato de lojas

 

 

 

Não existe uma solução mágica ou infalível para reduzir as perdas. Os índices podem não parecer tão altos em um primeiro momento, mas tendo em vista que o lucro de uma empresa costuma ser em média 2%, ter 1,82% de perdas é um impacto grande para os supermercados. Para prevenir as perdas, é preciso investir em tecnologia, aliada às normas, procedimentos e equipe qualificada e bem treinada, para que a empresa consiga melhorar os ganhos, especialmente tendo em vista as margens pequenas com as quais o varejo tende a trabalhar.

 

 

Para ter acesso à 20ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados (ABRAS) na íntegra, clique aqui

 

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas