Atualmente, grande parte das fraudes no varejo ocorre na frente de caixa. Da mesma forma que os PDVs são a ponta final do processo de venda e aonde as receitas são registradas, existe também o risco da perda que ocorre nas operações. Ao combater as perdas na Frente de Caixa, o varejista garante de imediato um aumento em seus lucros.
Infelizmente, algumas pessoas contratadas para a função de caixa entram em nas empresas já sabendo o caminho da fraude. E a falta de estratégias para prevenir perdas na frente de caixa pode levar o varejista a ter muitos problemas no checkout.
Os tipos mais comuns de fraude nesta área são as que ocorrem nos cancelamentos de cupom. A pessoa mal intencionada registra uma venda lícita, libera o cliente junto com o produto, mas não entrega o cupom fiscal. De posse da senha ou cartão de liberação gerencial, ela faz o cancelamento da venda e apropria-se dos valores. Como o produto no ato do cancelamento volta sistemicamente para o estoque, é apenas quando realizamos o inventário que registramos a falta real no estoque.
Outro tipo frequente é o registro de uma mercadoria com código de outra, obviamente, com preço menor. Há diversos casos onde "picanha" é registrada como "coxão mole", "anticoncepcional" é registrado como "chiclete" e "televisão de 29 polegadas" é registrada como "CD". Nessa operação fraudulenta, é comum existir conluio entre quem opera o caixa e o suposto cliente. Em alguns casos, o produto nem sequer é escaneado pelo caixa. Ele, simplesmente, é colocado dentro da sacola e não é cobrado.
Quanto mais atendimentos ocorrem, maior é a chance do controle falhar e essas operações fraudulentas começarem a afetar de forma mais intensa os resultados de perdas e lucros da unidade de negócio.
É importante investir em tecnologia, controles internos fortes e auditorias esporádicas de caixa – relatórios de exceção e monitoramento de câmeras. Já há no mercado soluções para prevenir perdas na frente de caixa eficientes como o Gatecash, que é focado especificamente na Frente de Caixa. Estas soluções são as armas que os varejistas tem para mitigar esse risco e reduzir suas perdas. Voltamos a repetir sempre: Prevenção de Perdas é investimento com retorno garantido.
*Este artigo foi originalmente publicado em 07-10-2015 e atualizado em 23-08-2017.
Mais artigos sobre Perdas na Frente de Caixa:
10 competências da Prevenção de Perdas na Frente de Caixa
5 motivos para usar tecnologia contra fraudes na Frente de Ccaixa
Supermercado em São Paulo reduz perdas no checkout com monitoramento