Em setembro, participei como palestrante do primeiro Webinar focado em Prevenção de Perdas feito pela equipe Gunnebo. No evento em questão, foram levantadas muitas perguntas e questionamentos pertinentes sobre a prática e estratégias para prevenir perdas. O tema do evento foi focado no Canal Farma, mas levantou dúvidas de diversos setores.
São questões que atingem não apenas quem as formulou durante o Webinar. São dúvidas que surgem no dia a dia de diversos profissionais do varejo por todo o Brasil. Por isso, resolvemos publicar uma série com as perguntas dos participantes do Webinar e minhas respostas. Esperamos que as dúvidas respondidas ajudem bastante a todos os profissionais que visitam este blog. Caso queira acessar ao conteúdo completo do Webinar, clique aqui.
Vamos começar com perguntas mais fundamentais, que tratam do início do investimento em Prevenção de Perdas e, aos poucos, evoluiremos para perguntas mais complexas e específicas.
Pergunta 1:
Quanto tempo leva em média a implantação de um setor de Prevenção de Perdas?
Resposta: Uma implantação completa leva no mínimo 12 meses. Neste tempo, com o apoio da metodologia do Pentágono de Perdas, existe todo o esforço no entendimento do negócio, no mapeamento dos processos, desenvolvimento de políticas, normas e procedimentos, layouts, materiais de treinamento, entre outros. Uma vez que esta etapa é concluída, existe a implantação nas unidades de negócio, a implantação/reforço da cultura de prevenção de perdas, as campanhas lúdicas e de premiação, e por fim, as auditorias de controle. Com o apoio da Alta Administração, como patrocinadora deste movimento dentro da empresa, é possível obter os primeiros resultados neste período de tempo.
Pergunta 2:
Levando em consideração a questão do tempo médio, gostaria de saber qual o primeiro passo para investir em prevenção. Tenho uma loja e gostaria de saber qual a primeira ação para proteger meu negócio.
Resposta: O primeiro passo é a conscientização de que existem perdas em seu negócio, sejam elas por diferença de inventário (não identificadas) ou quebras operacionais (vencimentos e avarias). Você já deu o primeiro passo então! Após isso, saiba que boa parte das perdas acontece dentro de casa, seja por erros operacionais - decorrentes de falta de processos formais, treinamento, controle, etc. - seja por furtos internos/fraudes. Eu recomendo a você que comece a controlar os recebimentos de mercadorias, realizando uma conferência amostral dos itens de maior perda. Controle também o processo de venda no balcão, se você tem perdas com medicamentos. Para medicamentos mais visados, adote o uso de uma sacola ou cestinha, onde o cliente retira o produto diretamente no caixa, sem trafegar na área de vendas e você correr o risco de ele sair da loja sem pagar. E por último, controle sua operação de caixa. Implante um controle sobre os cancelamentos de cupom, evitando que os operadores de caixa saibam a senha de cancelamento ou utilizem o crachá de autorização. E para controle, faça inventários rotativos semanais dos produtos de maior perda. Para ações mais estruturadas, a metodologia do Pentágono de Perdas lhe dará o suporte para constituir uma área contínua e estratégica em sua empresa.
Pergunta 3:
Como alcançar as melhores práticas para aumentar o lucro com Prevenção de Perdas?
Resposta: Para alcançar a excelência na Prevenção de Perdas é necessário disciplina de processos e também o clima ético com cultura de prevenção de perdas. Aplicando os elementos do Pentágono de Perdas - Processos, Pessoas, Informações, Tecnologia e Indicadores -, com apoio da Alta Administração e com os itens que falei acima, a chance de dar certo é altíssima. Claro que não é um trabalho fácil, mas o retorno é certo. É muito importante ter também uma visão de fora, de um profissional, para enxergar o que o dia a dia cega. A rotina traz consigo o que eu chamo de Gestão da Paisagem. Quem chega de fora para assessorar seu negócio tem uma Gestão do Olho do Dono. É assim que a Prevenção de Perdas é e é assim que ela deve agir. Como se fosse dona do negócio. Por isso, ela é vital para as empresas.
Nas próximas semanas traremos mais questões super importantes para a área de Prevenção de Perdas. Fique de olho!
Acesse o conteúdo completo do Webinar gratuitamente aqui.