A parceria entre a Gateway Security e a Besni fez com que, no último ano, o índice de perdas registrado pela rede varejista de moda feminina, masculina e infanto-juvenil passasse de 3,0% para menos de 2,5%. “Os números parecem pouco expressivos, mas quem trabalha no varejo sabe que diminuir o percentual de perdas, especialmente quando se trata de furtos e outros tipos de golpes, é um trabalho árduo e difícil”, afirma o gerente de Operações da Rede Besni, Paulo Maurício de Moraes.
Ele destaca que três grandes ações, que ainda encontram-se em andamento e em implantação na rede de 31 lojas, todas localizadas na Grande São Paulo e na Baixada Santista, têm sido responsáveis pelos bons resultados alcançados. Segundo Paulo Maurício, a primeira delas foi a implantação de câmeras de circuito fechado de TV para monitoramento das instalações internas das unidades. “Essa medida, num primeiro momento, encontrou resistência na diretoria. Por isso, foi adotada aos poucos. Fizemos a instalação em uma loja apenas, escolhida entre aquelas que possuíam maior índice de furtos”, conta. Seis meses após, os resultados apresentados pelo CFTV mostraram-se importantes, com redução na quantidade de desvios de mercadoria efetivamente consumados. “O monitoramento por TV permitiu que fizéssemos muitos flagrantes de tentativa de furto e expandíssemos o sistema para outras unidades. Aqui, gostaria de destacar que, pela política da empresa, todas as pessoas flagradas na tentativa de furto são encaminhadas por nossa equipe de segurança para a delegacia mais próxima, independentemente do valor da peça. O assunto é resolvido pelas autoridades, nunca internamente”, ressalta.
Paulo Maurício também relata a substituição das etiquetas eletrônicas e dos desacopladores por modelos mais sofisticados e difíceis de serem burlados. Além disso, a instalação de antenas nas entradas dos provadores também foi efetuada, por ser este um local que, devido à privacidade que é dada aos clientes nas cabines, era bastante utilizado na tentativa de furtos. “Todas essas ações têm nos ajudado a reverter números que eram preocupantes e que traziam prejuízos consideráveis à Besni. A parceria com a Gateway, empresa que têm experiência no mercado e sabe identificar as necessidades de seus clientes, tem sido muito útil para que melhorássemos os resultados nessa área”, completa.