Por Hector Becerra*
Os equipamentos antifurtos de mercadorias conhecidos pela sigla VEM (Vigilância Eletrônica de Mercadorias) ou EAS (do inglês Electronic Article Surveillance) destinam-se à prevenção de furtos mediante a utilização de dois elementos essenciais, a saber:
1. Elementos de proteção, denominados comumente de ETIQUETAS, aplicados nos itens a serem protegidos.
2. Elementos detectores da presença dos elementos de proteção situados nos acessos dos estabelecimentos (lojas) onde se encontram os objetos cujo furto se deseja controlar, comumente conhecidos como ANTENAS.
Quando um objeto protegido é retirado do estabelecimento sem que o elemento de proteção tenha sido retirado, os detectores percebem a passagem do elemento de proteção preso à peça protegida gerando uma sinalização sonora, luminosa, de vibração ou uma mistura destes sinais.
Existem diferentes tecnologias antifurtos:
c. Microondas (em desuso).
Essas tecnologias se refletem nas características particulares que apresentam esses sistemas com relação aos diversos fatores que têm importância na prevenção de furtos. Os vários sistemas encontram aplicação preponderante em alguns segmentos, porém em nenhum caso podemos dizer que sejam de aplicação exclusiva dessas atividades.
Vamos conhecer as principais aplicações, vantagens e desvantagens de cada sistema nas próximas postagens.
-----------------------------------------
Hector Becera, Diretor de Engenharia da Gunnebo Gateway com 20 anos de experiência em Segurança Eletrônica (EAS, CFTV, Detectores de Metais, Portas Giratórias, Alarmes, Controle de Acesso e Contadores de Pessoas).