Mais lucro, menos prejuízo

por Adriano Sambugaro 30-05-2012 13:49
Entre em contato:

Estudo realizado junto a 103 empresas brasileiras de todos os segmentos varejistas, divulgado em março pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar/FIA), revela que, no Brasil, o índice médio de perdas (quebra operacional, furtos internos e externos, erros administrativos e de fornecedores, entre outros menos representativos), em 2010, foi equivalente a 1,75% do faturamento dos setores pesquisados. Ou seja, no ano passado, foram desperdiçados R$ 16,4 bilhões.
Com margens cada vez mais apertadas, qualquer perda tem um peso muito grande nos resultados das companhias varejistas. Por isso, planejar e colocar em prática um programa de prevenção de perdas é essencial para aumentar os lucros e garantir a sobrevivência dos negócios.
Confira as recomendações dos executivos das entidades mais representativas de supermercadistas (Abras e Apas) e lojistas de shopping centers (Alshop).

- Prevenção é a palavra
“A perda é a grande vilã do varejo. Pelos números dos últimos anos, poderíamos dizer que, se existisse uma fórmula mágica de eliminá-la, dobraríamos o lucro líquido do setor. Diante desse cenário, prevenção é a palavra de ordem. As grandes redes já possuem essa cultura e entendem sua importância para o sucesso e a rentabilidade do negócio, mas muitas pequenas e médias empresas, infelizmente, não. Acreditam que a perda pode ser absorvida por alterações de margem e esquecem que, com isso, diminuem a competitividade. Temos a obrigação de alertá-las sobre a necessidade da prevenção de perdas como item fundamental para a sobrevivência no mercado.”
Aguinaldo Gomes Marques
Gestor de Relacionamento com Associações Estaduais, Informações, Benefícios e Coordenação do Comitê Abras de Prevenção de Perdas

- Diminuir perdas eleva lucros
“O varejo como um todo e, em especial, o comércio supermercadista, busca a maior eficiência em suas atividades, para minimizar seus custos e elevar suas margens. Dessa maneira, as perdas têm impacto direto na lucratividade da loja.
O investimento em ferramentas e processos que minimizem as perdas traz, sem dúvida, resultados positivos em termos de vendas, e, consequentemente, nos resultados financeiros dos varejistas. Por isso, procuramos disseminar com regularidade em nossos eventos informações, exposições e palestras que enfatizem a importância de se evitar rupturas, perdas e ameaças ao patrimônio.”
Carlos Corrêa
Superintendente da Associação Paulista de Supermercados (Apas)

- Invista em segurança, sempre
“Cada shopping center no Brasil investe anualmente, em média, R$2 milhões em segurança. As empresas também despertaram para a necessidade de se prevenir, considerando em seus planejamentos um investimento em treinamento e equipamentos de prevenção de perdas. Apenas furtos e roubos respondem por quase 70% das ocorrências registradas no setor.
Um bom plano integrado, envolvendo shoppings, lojistas e empresas de segurança, pode reduzir esse índice. Sugerimos que invistam cada vez mais em segurança, de olho nas novidades tecnológicas que podem ajudar nesse processo.”
Nabil Sahyoun
Presidente da Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop)

Topics: Perdas no Varejo