RFID apresenta resultados entusiasmantes para as bibliotecas

por Adriano Sambugaro 15-08-2012 9:17
Entre em contato:

Para garantir cada vez mais segurança ao seu patrimônio, as bibliotecas contam com a tecnologia da RFID Brasil /Gateway Library, empresa voltada para o atendimento a bibliotecas e centros de documentação e arquivos, além de projetos especiais para todas as esferas do governo, empresas estatais e de economia mista.

A tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID) é o que há de mais moderno na aplicabilidade de controle de bibliotecas. Afinal, uma vez inseridas as etiquetas de RFID no material que se quer gerenciar, o uso de leitores dispostos e controlados por um software possibilita que sejam executadas inúmeras operações, como segurança, identificação, inventário, rastreamento, organização de estantes, automação de processos por meio de máquinas de triagem automática e terminais de autoatendimento destinados a empréstimos e devoluções de obras e controle de acesso dos leitores.

As primeiras implantações estão sendo realizadas em instituições públicas desde 2010, no intuito de promover a tecnologia e fazer medições dos seus ganhos. De imediato, sabe-se que os resultados têm sido excelentes. “Muitos dos benefícios da aplicabilidade desse sistema nas bibliotecas ainda estão limitados aos operadores dos equipamentos, que convivem com a tecnologia no seu dia a dia. Para o usuário ou leitor, é como usarmos um cartão de crédito com chip e outro com a antiga tarja magnética. Os dois fazem basicamente a mesma coisa, mas o fato de o chip não ser facilmente clonável e ser de muito mais fácil leitura, torna seu uso mais simples, eficiente e seguro, apesar do usuário final muitas vezes nem se dar conta disso”, compara o engenheiro eletrônico Jorge Abrunhosa, da Ouvidoria Técnica da RFID Brasil/Gateway Library, parceira da Gunnebo Gateway Brasil desde 2004.

Superada a fase de implantações iniciais e a análise de seus resultados, a ideia é estender o uso da RFID das bibliotecas ao mercado varejista. “Essa tecnologia tem uma gama de aplicações enorme. Basicamente qualquer processo que empregue inventário, segurança, identificação, rastreamento, logística em geral e automação de processos, pode ser beneficiado pelo seu emprego.

Hoje a Gateway já domina com maestria a tecnologia RFID e a despeito disso investe maciçamente em novos produtos e soluções, pois buscamos sempre a excelência. Um exemplo disto é o portal hibrido de tecnologias RFID e Eletromagnética, o único no mercado produzido no Brasil, que combina duas tecnologias em um só produto, possibilitando aos clientes migrarem de uma tecnologia para a outra de forma suave, sem traumas e descontinuidades operacionais”, explica Abrunhosa.

Leia Mais:
TV mostra flagras de furtos em shoppings pelo Brasil (http://bit.ly/RPCilZ)
Shoppings sustentáveis: uma grande oportunidade para um varejo mais sustentável (http://bit.ly/Pnj1sO)
Escolha do Ponto Comercial (Parte 2) (http://bit.ly/TENUbw)

Topics: Perdas no Varejo