Sete dicas para reduzir perdas no varejo de calçados

por Adriano Sambugaro 08-08-2013 9:10
Entre em contato:

As últimas informações publicadas pelo ESTADÃO em 05/07/2013 indicam que o mercado brasileiro de calçados é o terceiro maior do mundo, só sendo suplantado pela China e Índia.

Devemos consumir neste ano aproximadamente 40 bi em calçados. Estima-se que a classe C passou a ser o maior potencial de consumo com um consumo aproximado de 17 bi, ou seja, 42% do total, ficando a casse B com 16 bi (40%), a classe A com 3.8 bi (10%) e os 8% restantes com as classes D e E.

E as perdas nesse segmento?
O mercado mais maduro nesse quesito é o Americano, cujas pesquisas apontam uma perda anual na ordem de 1.4% sobre o faturamento. Como nossas estatísticas ainda são incipientes, por experiência, poderíamos afirmar que em nosso mercado esse número seria de, no mínimo, 2.0%, ou seja, para uma venda estimada de 40 bi anual, teríamos uma perda entre 50 e 70 milhões.

O que fazer para reduzir essa perda?

• Proteção eletrônica de mercadorias: Antenas antifurtos e Etiquetas eletrônicas adequadas para cada grupo de produtos (calçado feminino, tênis, etc). Veja produtos indicados e vídeo sobre etiquetagem de calçados (http://bit.ly/1euZoa8)
• Monitoramento CFTV: Câmeras na área de vendas, caixa, empacotamento e área de experimento.
• Padronização de exposição: Expor unicamente um pé e sempre o esquerdo (padrão mais utilizado no Brasil).
• Atenção à área de experimentação: Verificar a troca de sapatos velhos por novos, comum em exposição em áreas grandes e em supermercados.
• Adotar normas e procedimentos adequados.
• Comunicação entre lojistas do mesmo segmento: Lojistas do setor devem manter comunicação sempre que ocorrerem eventos em suas lojas, para impedir ação de quadrilhas especializadas.
• Loja arrumada e funcionários satisfeitos com a empresa.

Topics: Perdas no Varejo