Uma matéria exibida recentemente pelo Fantástico, da Rede Globo, mostra como acontecem alguns furtos em lojas de shoppings. A reportagem impressiona pela ousadia de um rapaz que sai de um estabelecimento com uma TV de 32 polegadas e a de outro que esconde notebooks na bermuda. Chega a ser espantosa a tranquilidade com que deixam o local com as mercadorias furtadas. As câmeras filmam as ocorrências e até o rosto dos ladrões, mas eles partem sem serem incomodados.
A reportagem informa que, em 2010, foram registrados 39 assaltos ou furtos em lojas de shopping centers em todo o Brasil. No ano seguinte, a quantidade mais que dobrou e chegou a 80 ocorrências. Não há ainda estatísticas dos registros em 2012, mas é possível prever que tenha aumentado, em razão do grande número de inaugurações em todo o país – 36 shopping centers foram abertos apenas neste ano.
Um desses novos estabelecimentos é o JK Iguatemi, na capital paulista. Um dia depois da inauguração, uma de suas lojas teve um prejuízo de R$ 25 mil. A ação de “dois homens acima de qualquer suspeita, no shopping de luxo”, colocando uma câmera fotográfica numa sacola, foi mostrada pelo jornal SBT Brasil.
Atualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), existem em funcionamento no país 802 centros de compras, que abrigam mais de 107 mil lojas. Há em construção 113 novos shopping centers, com 20,3 mil novas lojas, que devem entrar em funcionamento até meados de 2014.
Assista, na íntegra, às reportagens citadas neste artigo.
Fantástico – “Imagens mostram furtos em shoppings centers pelo Brasil” (http://bit.ly/MZU5SX)
SBT Brasil – “Shopping de luxo é vítima de criminosos um dia após inauguração” (http://bit.ly/QdUAK2)
Leia mais
“Furtar em lojas: diversão inofensiva ou crime sério?” (http://bit.ly/QKMTQ9)
“Mais lucro, menos prejuízo” (http://bit.ly/OpNlz3)
“Novas soluções para prevenção de perdas na Apas 2012” (http://bit.ly/N5IGjD)