Não é de hoje que muitos falam sobre a importância do capricho na vitrine. Mais que uma mera janela, ela é a primeira impressão que entregamos ao cliente. As vitrines cumprem um papel que vai muito além de objetos em exposição. Mais que isso, comunicam e atraem as pessoas, além de colaborar com as vendas.
Pelo seu destaque, a vitrine e a fachada precisam ser muito bem planejadas, já que as lojas têm poucos segundos para capturar a atenção dos clientes. Por isso, devem ter o máximo de harmonia e organização nos elementos de sua composição - desde os objetos até os detalhes de decoração - pois precisamos comunicar e provocar o desejo de compra, que na maioria das vezes é por impulso. Independente do ramo em que atua, fique atento e busque proporcionar um ambiente agradável, onde seus clientes se sintam confortáveis e tenham desejo de voltar. Somos seres sensoriais, por isso é importante despertar sensações através do ambiente. O primeiro sentido a ser percebido é o da visão. Busque, então, deixar vitrine e ambiente em sintonia, expondo e valorizando seus produtos. A loja precisa “conversar” com itens e também com clientes. Os outros sentidos também devem ser explorados: a música ideal, o aroma e até temperos são extremamente particulares.
É possível encontrar seu público ao explorar os sentidos. Crie uma identidade para o seu negócio, mas lembre-se de que as escolhas devem ser feitas com cuidado. Confira algumas dicas básicas para auxiliar na ambientação da sua loja:
Evite cartazes escritos a mão - a menos que tenha uma caligrafia muito artística. Se for fazer algo no computador ou escrever diretamente no vidro (algo que não funciona esteticamente para a maioria das lojas ) tenha atenção especial a ortografia escolhendo uma fonte ou caligrafia que combine com a loja. Mantenha o padrão, tamanho e ângulo das letras. Acredite, isso faz diferença.
_Cuidado com as propagandas de convênios e bandeiras de cartão de crédito. Os representantes desses cartões querem destaque na visualização de sua bandeira sobre a do concorrente e com isso lotam a loja de adesivos. Procure ter no máximo uma logomarca de cada no mesmo ambiente, e preferencialmente todas do mesmo tamanho.
_ Seja organizado e evite excesso de produtos. Na maioria dos casos, menos peças pode significar mais valor a cada uma.
_ Atenção para limpeza (manchas nos vidros e poeira ).
_ Procure ter rotatividade na vitrine. Deixe o produto o tempo necessário para muitos verem, mas o suficiente para atraí-los novamente.
_ Se possível, capriche na iluminação para valorizar peças.
_ Lembre que peças expostas necessitam, obrigatoriamente, ter o preço visível. Mas não permita que isso roube a cena - essa é uma das razões para o visual ser incrível!
_ E, claro, não se esqueça da segurança da sua loja .
Artigo original: Jornal Correio do Lago