Seguindo ainda no tema da Euroshop e dando continuidade aos artigos sobre as inovações apresentadas na Feira, nos quais falei sobre as grandes tendências e depois sobre alguns dos destaques.
Nesta parte, trago três novos destaques do universo de soluções oferecidas pelos mais de 2.000 expositores da feira, sempre com o foco nas tecnologias que aperfeiçoam as relações humanas no varejo.
Drones e Robôs
Pode parecer estranho, mas a introdução dos polêmicos Drones (dispositivos voadores não tripulados) e de diversos tipos de robôs, pode também humanizar o varejo à medida que liberam os funcionários de tarefas repetidas e sem adição de valor e os colocam com foco para o mais importante: atender os clientes com mais tempo e atenção.
Ainda estamos distantes do sonho da Amazon em usar Drones para realizar as entregas expressas de produtos comprados no site. Mas aplicações mais simples, como o monitoramento aéreo para prevenção de perdas ou mesmo a utilização desses equipamentos para divulgar promoções no interior das lojas, já são realidade.
Quanto aos robôs terrestres, um dos destaques da Feira foi o robô concierge, da WeRobots, que oferece entretenimento, informação multimídia, orientações, atendimento à distância, entre outras funções. E tudo isso com muito bom humor.
Robôs como estes podem ser usados para recepcionar ou realizar o primeiro atendimento em lojas de departamento e shoppings. Eles informam e acompanham os clientes até os produtos ou lojas desejadas, além de serem interligados entre si e uma central, onde um funcionário da empresa oferece suporte por telepresença quando solicitado.
São verdadeiros assistentes no processo de compra, mas também servem para registrar o perfil e o comportamento dos clientes, permitindo que as lojas e shoppings utilizem essas informações para melhorarem seus negócios.
Realidade Aumentada
Uma solução que chamou muita atenção na Euroshop foi um aplicativo de realidade aumentada da finlandesa Vivid Works, utilizado por uma loja de móveis. O aplicativo permite a visualização dos produtos desejados no ambiente exato onde serão instalados, mantendo todas as proporções e medidas.
Os clientes, com o auxílio de um tablet ou smartphone com o aplicativo instalado, podem visualizar como cada móvel ou objeto de decoração ficarão em suas casas. O aplicativo mostra, através da câmera e em tempo real, como cada peça escolhida interage com o ambiente e demais elementos da decoração. Em outras palavras, o aplicativo integra ao comércio eletrônico um verdadeiro test drive dos produtos no ambiente exato onde eles serão usados. Para ver uma simulação, basta assistir o vídeo abaixo.
Sustentabilidade
A temática da sustentabilidade esteve presente de maneira intensa em quase todos os pavilhões, com equipamentos para reciclagem, uso inteligente de energia e água, entre outras soluções. Porém quero chamar a atenção para dois expositores que trabalham com uma abordagem bastante diferenciada. Ambos oferecem montagens completas para lojas utilizando produtos a base de papel e papelão reciclados e recicláveis.
A Eco Display, empresa inicialmente focada em móveis residenciais e de escritórios, lançou sua linha de varejo na Euroshop, com armários, prateleiras, araras e cabides e até manequins em papelão. Já a italiana Corvasce investe no design de sua linha especializada para lojas de roupas e sapatos, além de móveis, armários e luminárias para qualquer segmento do varejo.
Essas empresas mostram que é possível projetar e implantar lojas atraentes e modernas, utilizando materiais mais sustentáveis, conquistando clientes cada dia mais engajados nessa causa.
Mais uma prova de que a tecnologia, quando bem empregada, pode tornar as lojas mais humanas, amigáveis e próximas dos anseios dos clientes.