Tecnologia no Varejo: Novidades e Amadurecimento – NRF 2013

por Gustavo Carrer 18-03-2013 12:17
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Visitamos a feira para nos surpreendermos com as novidades, e também confirmar se as
tecnologias apresentadas em anos anteriores se consolidaram no mercado. Em outras
palavras, buscamos saber quais são as novas apostas e quais vingaram. Afinal, diversos
fornecedores de tecnologia apresentaram sistemas para captação de informações de
comportamento de consumo ano passado: câmeras de vídeo, conexões Wi-Fi de smartphones/
tablets ou ainda rastreamento pelas mídias sociais, entre outros.

Tais informações e métricas seriam capazes de subsidiar decisões dos varejistas, aperfeiçoando
a experiência de compra e consequentemente aumentando as vendas. Contudo, a quantidade
de dados que estes sistemas geram é enorme (chamado de Big Data), levando ao novo desafio
de extrair informações valiosas disso tudo. Quem sabe em 2014 veremos soluções e estudos
de caso mais contundentes sobre Big Data.

Showroomer

Uma das palavras que mais ouvimos nas palestras foi showroomer, uma referência aos
portadores de smartphones que consultam os preços das mercadorias em sites de comércio
eletrônico no interior das lojas, que passam a ter apenas o papel de show room dos produtos
desejados. A compra poderá ser confirmada no local apenas se a loja oferecer preços e
condições iguais (ou melhores) aos encontrados na internet.

Este comportamento deve crescer no mesmo ritmo da adoção do smartphone pelos
consumidores, o que em poucos anos deve chegar a 100% dos donos de celulares. Ou seja,
deixará de ser um algo restrito a uma parte da população para se tornar algo acessível a todos.

Telas de LCD Transparentes

As telas de LCD touch screen transparentes não são novidade e talvez por isso passaram
despercebidas. Mas sua aplicação em vending machines, como a da Best Buy e vitrines
interativas, garantem destaque para estes equipamentos.

Distribuição de Cupons + Métrica

Este painel de LCD possui um sistema que pode identificar o sexo e a faixa etária de quem
passa no seu raio de ação. A partir daí, oferece um cupom promocional específico e adequado
ao seu perfil. Posteriormente, o cupom é rastreado para avaliar a eficácia da ação de
marketing. A solução pode utilizar QR Code, NFC, Wi-Fi, RFID entre outras tecnologias.

http://www.youtube.com/watch?v=iodDK8BCTlw&feature=youtu.be

Prateleira virtual e interativa

Um dos maiores desafios das lojas físicas é fazer frente à grande variedade de modelos
oferecidos pelo comércio eletrônico, já que possuem limitações de espaço na área de vendas,
inerente do mundo real. Este equipamento permite a ampliação da oferta de modelos de tênis
e chuteiras, ocupando pouco espaço e proporcionando aos compradores uma experiência
única e valiosa.

http://www.youtube.com/watch?v=m7Sf2oXCCLU&feature=youtu.be

Robô detector de ruptura de gôndola

Uma das atrações mais pitorescas da feira foi o protótipo de robô que circula com suas
câmeras apontadas para as gôndolas de um autosserviço a fim de detectar rupturas ou
produtos fora de lugar.

http://www.youtube.com/watch?v=cQOgvABdSuo&feature=youtu.be

Jogos + configuração + venda + métrica

Na linha da combinação de entretenimento e compras, este equipamento ajuda o consumidor
a configurar o computador desejado através de jogos. Além de apoiar, o sistema traça com
precisão o perfil do usuário.

http://www.youtube.com/watch?v=SDKCEszpGCI&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=B6z5esA6bWw&feature=youtu.be

Maquina de café + marketing sensorial

Um ótimo exemplo da utilização do marketing sensorial é a máquina de café e capuccinos
que produzem aromas quando a presença de consumidores é detectada. Uma vez acionado,
o dispositivo mostra em sua tela de LCD cada etapa da preparação do café, o que estimula
visualmente o consumidor até o momento em que o produto seja entregue.

Máquina de refrigerantes + carregador de smartphones

Existem há alguns anos máquinas de venda de refrigerante acionadas por celulares, mas a
sacada deste equipamento é bem mais simples: oferecer gratuitamente tomada de energia e
conector USB para recarga de celulares, smarthphones, notebooks ou tablets. O consumidor
geralmente acaba comprando um refrigerante enquanto aguarda o carregamento de seus
dispositivos.

Mesmo entre tantas inovações, não podemos esquecer a antiga, porém válida, citação de Paul
Valéry: "O que há de melhor numa coisa nova é aquilo que satisfaz um desejo antigo”.

Topics: Perdas no Varejo