No varejo existem inúmeros tipos de perdas. Desvios, rupturas, quebras, furtos e roubos são nomes conhecidos, mas nem sempre identificados. Quando o varejista começa a pensar em prevenção de perdas e contabilizar as suas perdas, vemos surgir um leque de possibilidades. Em tempos de crise, prevenir perdas pode significar não apenas reduzir prejuízos, mas também garantir os lucros que irão evitar a falência de um estabelecimento ou empresa. Por isso, reuni algumas dicas para os varejistas repensarem suas estratégias e afastarem o fantasma da falência.
A prevenção de perdas é um departamento que trabalha com dados e informações que envolvem todos os outros departamentos. Por isso é tão importante pensar em estratégias levando em conta que a empresa é formada por dois pilares: pessoas e processos. Muitos negócios estão com resultados tão ruins, caminhando para a falência, mas mal sabem os varejistas que a prevenção de perdas pode e deve ajudar.
Abaixo, listo seis formas de contar com a prevenção de perdas para alcançar melhores resultados no varejo:
- Atenção ao recebimento de mercadorias: fazer o processo correto de recebimento de mercadorias evita desvios e até mesmo o recebimento de produtos diferentes dos negociados;
- Realizar processo de inventário rotativo: ajuda a manter a acuracidade com estoque, bem como identificar excessos de estoque, podendo ajudar no equilíbrio do capital parado e no fluxo de caixa;
- Balanços de perecíveis: com balanços bem feitos, é possível criar ações para evitar ou diminuir prejuízos em departamentos que sabemos que as margens são apertadas e representam uma grande parcela do montante total da venda loja;
- Realizar o processo de balanço de P.A.R. - Produtos de Alto Risco: além de ajudar a manter um estoque coerente, pode auxiliar na identificação de viabilidade da venda de alguns itens que fazem parte da sua Curva A;
- Auditoria na frente de caixa: estes processos evitam roubo amigo, cancelamentos por comodismo e até mesmo erros operacionais que trazem grandes prejuízos para a empresa.
- Rupturas: seguindo estes processos, conseguimos identificar também como estão as rupturas internas (por falta de abastecimento por erro operacional) e externas (por erro de estoque com falta de compra ou falta de entrega do fornecedor), que impactam diretamente nas vendas.
Todas estas dicas dependem da regularidade da execução destes processos de prevenção de perdas em sua empresa que, mesmo sendo feitos de forma simples e básica, pode também contar com o auxílio de ferramentas e soluções em tecnologia que podem potencializar seus resultados e facilitar sua rotina.
Não espere o sentimento de dor da falência chegar a sua empresa. Comece a fazer a prevenção de perdas desde já e tenha certeza de que o cenário de sua empresa irá mudar. Caminhe sempre com a Prevenção de Perdas aliada aos seus lucros!