Gerando boas experiências e prevenindo perdas no varejo

por Adriano Sambugaro 26-11-2020 11:26
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Grande parte das tendências do varejo dos últimos anos está diretamente ligada à compreensão da jornada de compra e à valorização humana no mercado consumidor. Tais tendências são um desafio para os varejistas, principalmente em um mundo em constante transformação. O comércio eletrônico se expandiu e a experiência de compra do cliente passou a ser este novo diferencial ao qual os varejistas precisam estar atentos, é o que afirma João Sanzovo Neto, presidente da ABRAS, neste artigo, publicado originalmente na Revista Prevenção de Perdas 2020.

“Com a expansão do comércio eletrônico, a experiência virou a ‘bola da vez’, e a tecnologia será uma grande aliada nesse processo. Inteligência artificial, realidade aumentada, leitura facial, entre tantos outros recursos, serão capazes de transformar as informações geradas pelo varejo diariamente em fortes estratégias de captação de clientes” - João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Para o especialista, é fundamental o varejista pense no alinhamento entre pessoas e tecnologias para gerar as melhores experiências de compra aos consumidores. Muitos profissionais do varejo ainda demonstravam uma certa resistência às inovações tecnológicas. Além de fazer o básico bem feito, o que é essencial, com bons processos de gestão, é preciso mudar também essa forma de pensar, pois o mundo é tecnológico.

O cliente agora busca mais conveniência e comodidade, buscando as melhores maneiras de suprir as necessidades e, depois da experiência da pandemia, é cada vez mais provável que surja uma conciliação entre meio físico e digital. Seguindo este raciocínio, é importante que haja uma mudança na mentalidade do varejo, abraçando tecnologias e inovações que tragam novas experiências de compra, que estejam mais de acordo com esse consumidor. Caso contrário, o varejista corre o risco de perder grandes oportunidades.

Com estas mudanças, é preciso também pensar na Prevenção de Perdas, realizando os processos básicos com cada vez mais atenção, mas também investindo em novas formas de prevenir. Com as mudanças no varejo, mudam também as perdas e o varejista, em momentos críticos como este que vivemos, deve se preocupar em manter seus lucros reduzindo as perdas.

“A prevenção de perdas precisa ser trabalhada em conjunto, envolver todos os departamentos, desde a parte comercial, logística, até o PDV. E isso está ligado muito mais à cultura das empresas em valorizar ou não a importância do investimento na área de prevenção. Somente um trabalho em conjunto pode auxiliar na diminuição dos prejuízos que anualmente afetam as lojas e impactam diretamente nos nossos resultados” - João Sanzovo Neto, presidente da Abras.

 

 

 

 

 

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