Inovações são fundamentais para o varejo no pós-pandemia

por Anderson Basílio 18-05-2021 10:37
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Não há dúvidas de que a inovação pode (e deve) fazer parte do processo de uma empresa varejista, mas há ainda uma dificuldade do varejista entender seus próprios processos, o que acaba separando o planejamento da aplicação prática. Nesse novo cenário, especialmente nos tempos pós-pandemia causada pelo coronavírus, penso que é fundamental que as empresas varejistas tenham a dimensão da sua realidade para que possam crescer mesmo em tempos adversos, realizando investimentos mais seguros e conscientes.

Muitas vezes os investimentos são realizados com base em outras realidades (players ou concorrentes), em estudos não aprofundados ou ainda, sem a devida projeção de ROI (retorno do investimento). Além das perdas financeiras, o fracasso ou decepção sobre o retorno dos investimentos são gatilhos para desmotivação da operação, desconfiança dos gestores e claro, decepção dos acionistas.

As inovações são sempre bem-vindas e dependendo do nível de investimento devem ser aplicadas com bases em informações confiáveis, números validados e com monitoramento dos resultados em pontos definidos dos processos. Este último possibilita as correções necessárias e em tempo adequado.

Quando há uma boa avaliação para aplicação de inovações e novas tecnologias, os resultados muitas vezes ultrapassam as expectativas. Além do ganho operacional e financeiro, contribui também para a formação de culturas positivas e boas práticas por parte dos colaboradores e gestores envolvidos.

As revisões da estrutura e dos processos devem ser periódicas. É comum encontrarmos ferramentas tecnológicas adquiridas que não justificam o valor investido, seja por subutilização ou por aplicação em áreas que já estavam com seus processos obsoletos. Quando falamos do básico, devemos atentar para o cumprimento e revisões dos POP (Procedimento Operacional Padrão), pois além de criarmos segurança jurídica e operacional, temos uma base sólida para uma avaliação de melhorias contínuas, seja de processos ou de investimento em tecnologia.

Com a pandemia vimos diversos paradigmas quebrarem nas rotinas das empresas e no varejo supermercadista ainda mais. A diversidade de setores e produtos com suas peculiaridades já eram complexas por natureza. Agora com as exigências para cumprimento dos protocolos sanitários de cada Município/Estado, tornaram-se verdadeiramente desafiadoras.

Sem contar o novo comportamento de consumo, muitas vezes provocado por uma redução causada pela crise, aumento nas ocorrências de perdas por furtos e desvios, entre outras ações ofensivas a receita.

Inovações são fundamentais para este novo cenário eu surgiu com a pandemia do coronavírus, principalmente se aplicadas de forma estruturada e com uma boa avaliação de cada setor envolvido.

Acredito que toda adversidade deste período nos trará bons frutos em relação a ganhos operacionais, com colaboradores e gestores mais atentos e criatividade por parte das empresas de tecnologias para se adaptarem às novas exigências.

 

 

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