O que você deve saber hoje sobre Prevenção de Perdas

por Antônio Balbino 02-03-2021 14:15
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Mulher dúvida (1)

Recentemente, tive o prazer de participar de um episódio da primeira temporada do Podcast PDV – Por Dentro do Varejo – apresentado por Adriano Sambugaro e Vanessa Urbieta. Durante o bate-papo, pude falar sobre a cultura de prevenção de perdas e apontar alguns dos aspectos que, como consultor em Prevenção de Perdas, considero mais importantes para o varejo. Como afirmou Adriano na introdução do episódio, a prevenção de perdas é um assunto vital que faz parte do cotidiano dos varejistas e que pode ser a linha divisória entre o lucro e o prejuízo. Por isso, trago hoje aqui para o blog, um breve resumo do que conversamos no Podcast que você pode ouvir clicando aqui ou dando play no player abaixo:

 

 

 

Como está a Prevenção de Perdas nos últimos anos?

Primeiramente, comentei o que tenho observado sobre a área nos últimos anos. Ainda notamos muita carência quando pensamos na visibilidade da área dentro das organizações. As empresas ainda não enxergam a Prevenção de Perdas como uma área geradora de lucro. Infelizmente estão presas em uma realidade ultrapassada em que o papel da área era apenas identificar furtos. Hoje em dia, vemos a Prevenção de Perdas alcançar outro patamar. Muitos profissionais da área estão, aos poucos, conseguindo mudar esse cenário, ainda que a passos lentos.

Costumo afirmar que a mudança só vai acontecer dentro das empresas quando se conseguir implantar uma cultura de prevenção de perdas, quando todos passarem a entender o que é a Prevenção e enxergar quais os resultados que a área pode trazer de fato para o negócio.

É preciso lembrar sempre de que quem executa área de prevenção de perdas é a equipe. Os profissionais de prevenção de perdas precisam passar a ensinar o que é a Prevenção de Perdas para a base, para toda a empresa, e não só fazer reuniões estratégicas com conselho administrativo e com a Diretoria, apresentando apenas resultados. É no contato com a equipe, com a área de operações, que o profissional conseguirá que as atividades de prevenção do dia a dia sejam executadas e os resultados alcançados.

 

Quais os principais erros da Prevenção de Perdas?

Também comentei sobre os principais erros do setor de prevenção de perdas, que para mim são:

  • Falta de dados sobre a própria empresa: a dificuldade dos varejistas de gerenciarem seus próprios indicadores de perdas, terem dados sobre sua realidade, é um dos grandes erros do varejo atual. É preciso montar e gerenciar seus próprios indicadores.

  • Lançar perdas associadas a causas: infelizmente este ponto deveria ser o feijão com arroz do varejista, mas muitos não fazem. É preciso saber o motivo da perda, qual foi sua origem, para que assim você consiga definir uma estratégia e um plano de ação para combatê-la.

 

O estoque é responsabilidade apenas da Prevenção de Perdas?

Sobre a questão do estoque, comentei que é de fato uma polêmica para a área e a visão vai mudar muito de empresa para empresa. Do meu ponto de vista, não deveríamos deixar a responsabilidade do ajuste de estoque com a gestão da loja porque não é possível alcançar uma imparcialidade. Para mim, o melhor é ter uma área responsável pela gestão e pelos ajustes de estoque para garantir mais transparência.

 

Como surgiu a Escola do Varejo?

A Escola do Varejo surgiu da necessidade de qualificar os profissionais da área de prevenção de perdas e gestão de estoque. Há bastante tempo produzo conteúdo, mas senti necessidade de criar um material mais direcionado, mais específico, mais técnico e mais detalhado. Hoje na Escola do Varejo a temos mais de 30 horas de conteúdo para o assinante, constantemente atualizado. Toda semana publico uma aula e realizo uma aula ao vivo, que fica disponível.

 

Três prioridades para a prevenção de perdas:

  • Capacitação: o varejo é dinâmico e agora ainda mais, com estratégias que podem mudar diariamente. Ter uma equipe capacitada para lidar com ambientes voláteis é fundamental.
  • Acurácia de estoque: aprendemos, agora mais do que nunca, a necessidade de manter o estoque atualizado. Não é possível ter um bom atendimento ao consumidor, seja varejo online ou físico, sem precisão de estoque.
  • Gestão de ruptura: precisamos parar de falar apenas em perdas de estoque e começar a pensar nas rupturas. Os índices de rupturas, segundo pesquisas, podem alcançar até mesmo 10% do lucro das empresas. Rupturas não só geram perdas como reduzem as vendas. Começar a pensar em ruptura como uma das atividades fundamentais para a prevenção de perdas é urgente.

 

Dicas para os gestores na Frente de Caixa

Para além das dicas costumeiras, sempre destaco as ferramentas que podem auxiliar bastante na gestão da frente de caixa. Um exemplo é a solução Gatecash, da Gunnebo, com a qual o varejista consegue monitorar de forma online toda a movimentação do caixa em tempo real, reduzindo uma dificuldade antiga sobre desvios e erros no caixa. Hoje é possível fazer a gestão do caixa com o auxílio da tecnologia, além de poder aproveitar também estratégias muito interessantes que a ferramenta traz, como definir processos, agilizar a rotina e garantir mais segurança em processos jurídicos. Então é importante ter uma boa solução de controle e gestão de frente de loja para acompanhar não só as perdas, mas também a produtividade da equipe através de processos.

 

E finalizo este bate-papo contando o quanto o varejo me ensinou sobre resiliência. Acredito que esta foi uma das coisas mais importante que aprendi até hoje: saber lidar com toda a diversidade, com as particularidades que existem no setor, com a alta pressão da diretoria sobre resultados e saber lidar com aquilo sem trazer agressividade ou sentimento de risco para a equipe. Gerir pessoas é um aprendizado constante e diário, posso dizer que só aprendi na prática, ouvindo as pessoas.

 

 

 

 

 

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento, O profissional de Prevenção de Perdas, Frente de Caixa