Índice de perdas cai na pandemia, mas os prejuízos ainda são gigantes

por Vanessa Urbieta 10-08-2021 11:00
Entre em contato:

21

De acordo com a 4ª Pesquisa de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada pela Abrappe, em 2020 o índice médio de perdas foi de 1,33%, menor do que o registrado um ano antes, quando chegou à marca de 1,36%. Entretanto, em valores, as perdas alcançam a espantosa quantia de R$ 23,26 bilhões, valor que como empresa a colocaria no ranking dos top 10 do varejo nacional no quesito faturamento anual.

A redução das perdas, com destaque para os furtos, é consequência do controle de fluxo de pessoas nas lojas em razão das restrições de isolamento, que permitiram um trabalho mais eficiente das equipes de prevenção de perdas, e o investimento crescente das redes varejistas em tecnologias e treinamento de profissionais. 

A cultura da prevenção de perdas deve estar cada vez mais presente nas empresas e uma área próxima ao board da companhia.

Para minimizar as perdas, e principalmente manter a lucratividade do negócio, o varejo, que trabalha com margens reduzidas (em torno de 2%), tem à disposição uma série de soluções que auxiliam na proteção de produtos, garantem a segurança da loja, além de facilitar a gestão e o controle das equipes operacionais e de vendas.

A pesquisa da Abrappe, com dados de 2020, aponta que o CFTV é a tecnologia mais utilizada pelos varejistas, com 95,65%. Logo atrás vem os alarmes de segurança, com 71,74%, e o EAS (antenas e etiquetas), com 69,57%, igualmente empatado com as ferramentas de Business Inteligence (BI). O estudo revela também que em 35% das empresas do varejo no Brasil a área de prevenção de perdas responde diretamente ao diretor financeiro, em 17% para a diretoria de operações e em 15% à presidência.

Tecnologia para proteção da Frente de caixa

A frente de caixa é uma das áreas mais sensíveis para as perdas, especialmente nos supermercados, que pelos dados da Abrappe, são as maiores do varejo brasileiro (2,52% entre os hipermercados e 2,10% nos supermercados tradicionais).

Nessa área de muita movimentação de pessoas e mercadorias, além do próprio CFTV, indicamos o Gatecash, que é uma ferramenta de monitoramento com sistema de vídeo análise que identifica automaticamente se o consumidor ou o colaborador executou alguma operação suspeita, como passar o produto com seu código de barras obstruído de forma que ele não seja lido pelo equipamento e nem registrado junto ao sistema de automação, por exemplo. O sistema detecta também erros operacionais cometidos pelos operadores de caixa, contribuindo para treinamento da equipe e melhoria de processos internos.

Tecnologia para proteção de produtos na área de vendas

A proteção eletrônica de mercadorias através da tecnologia EAS (antenas, etiquetas e desativadores), já é velha conhecida do varejo no combate aos furtos. Entretanto os sistemas com a tecnologia EASi — EAS inteligente —assumem um novo papel na prevenção de perdas.

Os equipamentos EASi conectados à internet possibilitam acesso ao status de toda a rede em tempo real e verificação do funcionamento de cada equipamento instalado, através de uma interface gráfica com a planta ou imagem da loja. Os dados armazenados e alertas gerados permitem a avaliação das lojas como um todo, gerando notas por funcionamento e utilização.

Além do EASi, a tecnologia EASiGuard integra o sistema EAS inteligente com câmeras de CFTV e um painel online que permite a checagem dos vídeos linkados aos alarmes das antenas antifurtos, classificação dos eventos e extração de relatórios. Essa tecnologia traz uma segurança muito grande para o varejista que tem evidências de todos os eventos, permitindo fazer auditoria dos registros, análise e melhoria contínua de processos.

Hoje a tecnologia é fundamental não só para prevenir, mas para potencializar as vendas por meio da exposição segura dos produtos. Ela também entrega dados essenciais para o fomento de campanhas estrategicamente pensadas para os seus clientes.

Para saber mais:

EASi: antifurto inteligente traz prevenção mais eficiente ao Princesa Supermercados
Como dados de sistemas antifurtos podem ajudar na gestão da loja de varejo?
Tecnologia reduz em até 76% as perdas no Koch Supermercados
Você sabe o que acontece na frente de caixa da sua loja de varejo?

 

Nova call to action

Topics: Segurança Eletrônica, Frente de Caixa