Com a proximidade das festas de final de ano é hora de rever processos internos a fim de se evitar o aumento das perdas. Em entrevista a revista Essencial, tive a oportunidade de falar um pouco sobre os fatores que podem influenciar nos índices de furtos internos e externos no varejo. Algumas observações práticas podem evitar que o aumento dos visitantes às lojas tragam aumento de prejuízos para os varejistas.
Todas as pesquisas nacionais e internacionais demonstram que os índices de perdas são relevantes e mostram que o furto interno, ou seja, cometido pelos próprios funcionários, é o mais comum. Fatores como fusão de empresas, má gestão ou a situação econômica do país podem contribuir para o aumento dos furtos internos. Além disso, os furtos externos também tendem a crescer neste período devido ao crescimento do número de pessoas nas lojas. Tudo que é “furtante” precisa é de uma “muvuca” ambiental, ao mesmo tempo em que isso afasta os bons clientes em potencial. Observe alguns pontos que precisam de atenção especial:
1. ORGANIZAÇÃO
Manter a loja organizada, principalmente dentro do estoque facilita o controle e diminui assim o número de fraudes.
2. RESPEITO ENTRE LÍDERES E FUNCIONÁRIOS
Desrespeito e maus tratos costumam gerar reações adversas que podem prejudicar o rendimento da equipe e manipulações que acabam terminando no furto interno.
3. PLANEJAR COM ANTECEDÊNCIA
É preciso evitar a implantação de novos sistemas ou novas orientações de treinamento de equipe, por exemplo, às vésperas do Natal. Isso deve ser feito com meses de antecedência, a menos que seja uma empresa já estruturada para Prevenção de Perdas e que já tenha profundo conhecimento dos problemas e das soluções técnicas e administrativas.
4. CONSCIENTIZAÇÃO
Para aqueles que ainda não se ativeram que o furto ocorre também em sua loja, com maior ou menor intensidade e de forma crescente, recomendo que, no mínimo orientem sua equipe sobre o assunto, instruam sua gerência sobre procedimentos específicos para o período, como, por exemplo: manter a loja arrumada, jamais deixar que se acumulem produtos em cima do balcão, etc.
O conceito simples baseado em tudo isso é:
“Toda pessoa que entra em uma loja sem proteção pode ser um ladrão em potencial, e toda pessoa que entra em uma loja protegida é um cliente em potencial”.
Por quê? O ladrão evita entrar em loja que ele percebe ser protegida; para que correr o risco se a outra loja oferece mais facilidades?
Prepare-se para as vendas de fim de ano, a estimativa é de que serão piores que o ano passado, portanto, previna-se contra os furtos de forma profissional. Boas vendas!
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