5 dicas de Prevenção de Perdas para reduzir as rupturas no varejo

por Anderson Ozawa 07-04-2016 11:00
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Em meu artigo anterior, citei o estudo da Nielsen/Neogrid que mostrou uma queda de 20% no índice de rupturas no varejo. Esta diminuição é importante e demostra uma melhora considerável em relação a este problema. Mas ainda temos muito a melhorar e, para isso, devemos contar com a Prevenção de Perdas que certamente contribuiu para a queda deste índice.

É evidente que a Prevenção de Perda tem um papel importante neste indicador. Suas ações de redução e controle das perdas de estoque e a garantia da eficiência operacional levam a minimizar rupturas no negócio, gerando melhores resultados para o varejo.

Com atuação em toda a operação da cadeia de abastecimento, a Prevenção de Perdas monitora os indicadores e audita os processos, para garantir que aconteçam conforme rotina estabelecida.

Mas para que a rotina seja eficiente, algumas práticas devem ser adotadas com seriedade. Visando uma redução ainda maior destes índices, considero boas práticas de Prevenção de Perda:

  1. Garantir a organização dos estoques;
  2. Monitorar e controlar os recebimentos de mercadorias;
  3. Controlar as atividades dos promotores de vendas que têm em seu escopo de trabalho garantir uma boa exposição dos produtos, realizar o PVPS e informar caso exista possibilidade de ruptura;
  4. Realizar inventários rotativos com base em uma curva ABC de vendas, curva ABC de perdas, curva ABC de rupturas, garantindo a atualização periódica dos estoques;
  5. Prevenir furtos internos e externos com auxílio do atendimento preventivo, tecnologias como CFTV e Proteção Eletrônica de Produtos, monitoramento de operações de caixa, entre outros.

A estratégia da prevenção de perdas deve ser ampla dentro da empresa, pois visa garantir que todos os efeitos, que reduzem de forma direta ou indireta o lucro da empresa, sejam monitorados, controlados e seus riscos mitigados, reduzindo seus impactos (financeiro, comercial, imagem, etc.).

É importante utilizar o PDCA do Varejo, chamado de Pentágono de Perdas - Processos, Pessoas, Auditoria, Tecnologia e Indicadores – que conta com todos estes elementos mencionados e facilmente identificáveis neste artigo.

Com o foco voltado para Prevenção de Perdas, reduzindo sempre as rupturas de maneira inteligente, é inevitável que os índices reduzam e, consequentemente, seus lucros aumentem. Invista em boas práticas e garanta melhores resultados.

 

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Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento