Alguns conceitos modernos sobre a prevenção de perdas estão ligados diretamente ao novo comportamento do varejo na maneira de encarar os desafios cada vez mais diversos, pois é onde as áreas operacionais e estratégicas se encontram hoje. Ideias ficaram ultrapassadas e novas formas de pensar a prevenção de perdas no varejo foram surgindo, como podemos ver na lista a seguir.
Mais do que adaptar-se, o varejo tradicional vem quebrando paradigmas importantes nesta área. Listamos oito principais paradigmas da prevenção de perdas, que são atualizados a cada nova mudança do varejo. Vejamos:
-
A prevenção de perdas deve estar mais associada a cultura de todos os setores do que apenas a uma única área;
-
A divulgação das informações sobre as perdas deve ser clara e constante para todos os colaboradores;
-
Cada setor deve estar ciente e participativo nas ações de suas perdas e deve fomentar outros setores a terem preocupação para redução delas, com a visão da meta geral;
-
Investimentos em tecnologias para combate aos ofensores da receita, como checklists eletrônicos, monitoramentos de processos e pessoas, sistemas informatizados e rastreabilidade devem ser naturais nos dias atuais e não considerados apenas custos;
-
Estabelecimento de indicadores, metas e medição de performances sobre perdas devem ser presentes em toda cadeia de abastecimento;
-
Conteúdos modernos, didáticos e de fácil interação para Prevenção de perdas devem ser produzidos de forma eficiente tanto para colaboradores, quanto para demais pessoas envolvidas nos processos operacionais.
-
Os indicadores de perdas devem participar com pesos semelhantes aos indicadores tradicionais das redes;
-
Considerar a Prevenção de perdas como uma área estratégica para obtenção de informações e dados importantes, complementando ações em setores como marketing, atendimento e jurídico.
Ir além das boas práticas e viver o varejo com capacidade de entender as mudanças traz excelentes resultados ao negócio, pois as decisões terão alicerces muito mais sustentáveis e assertivos.
→ Saiba mais sobre conceitos básicos de Prevenção de Perdas baixando aqui um ebook gratuito
No futuro as perdas serão reduzidas a índices inimagináveis até alguns anos atrás. A inteligência artificial, o modelo de negócio varejo, o uso de tecnologia e o envolvimento das pessoas serão fatores determinantes para isso. Até lá, temos excelentes oportunidades para continuarmos evoluindo e quebrando os paradigmas! Vamos aproveitar!
Mais sobre conceitos básicos de Prevenção de Perdas:
Prevenção de Perdas é responsabilidade de toda a empresa
5 passos para convencer diretores a investir em Prevenção de Perdas
Visão executiva das estratégias de prevenção de perdas