Parece um nome rebuscado para uma coisa simples. O que está por trás da montagem de uma loja?
A ABIESV (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo) da qual sou VP, decidiu montar um encontro entre especialistas em várias áreas do varejo, cujo conteúdo foi relacionado a contribuição para o incremento da lucratividade, reduzindo as perdas em cada fase da implantação da loja.
O evento foi realizado no último dia 28, com a presença de varejistas e fornecedores de serviços ao varejo.
Hoje e cada vez mais a frente, a venda de solução é muito mais importante que a venda de produtos. Decorrente disso, 90% dos participantes eram fornecedores do varejo. Pois sentem a necessidade de aprender sobre um tema (PERDAS) que, se torna cada vez mais atual nesse meio, como conseguir evitá-las, e transformar em lucro adicional essa iniciativa preventiva, usando esse conhecimento adquirido para servir melhor a seu cliente.
Por outro lado, tem se notado a baixa participação do varejista nesses encontros e, sem dúvida alguma, esse é um dos fatores do aumento dos índices de furto. Como assim? Simples, a ausência reflete a preocupação secundária dada ao tema Prevenção de Perdas.
Considerando que, no mínimo 40% é o índice de furtos internos, e que há estatisticamente uma tendência de que 10% de funcionários podem ser levados a prática, é de se esperar, que o desconhecimento ou a desatenção ao tema contribui para o aumento das perdas.
Nesse encontro, mostramos como e o que deve ser considerado em cada etapa da montagem da loja:
- Do PROJETO DE ARQUITETURA, não falo aqui de layout ou desenho da loja, arquitetura é muitíssimo mais que isso, é todo um caminho para vender mais.
- A localização GEO ASSISTIDA, tecnicamente considerada em toda a sua dimensão, da população e todas as suas características, do seu entorno, área de abrangência, etc;
- A LOGÍSTICA, o que acontece quando o fornecedor recebe uma requisição, para ser enviada a vários e diferentes destinos, se uma loja deixa de ser abastecida, na hora certa, às vezes, por falta de melhores conhecimentos ou descaso com o detalhe, com o produto destinado à venda, que passa por longos e desnecessários caminhos? Consequência... Perda ou queda na lucratividade.
Montando um departamento (ou área) de Prevenção de Perdas; analisamos os conceitos básicos, os pilares dessa área, as dificuldades de sua implantação e seu benefício final.
Cada uma dessas áreas teve um renomado especialista trazendo-nos a sua experiência pessoal e corporativa. Prometo falar de cada tema de forma, pouco mais detalhada na próxima semana.