Destaques inovadores do design de varejo na REDESIGN 2014

por Luiz F. Sambugaro 05-06-2014 13:40
Entre em contato:

O varejo do ponto de vista do design visto por especialistas no assunto.

Durante os dias 27 e 28 de maio aconteceu, no auditório da FECOMERCIO, um dos mais importantes encontros dedicados exclusivamente ao varejo: o RETAIL DESIGN, da inspiração ao design estratégico.
Esta foi a terceira edição, denominada REDESIGN2014, que pelo terceiro ano consecutivo teve o patrocínio e a participação da Gunnebo Gateway. Este ano, o evento contou com a organização da GS&M e a curadoria do Manuel Alves Lima, criador do Retail Design e nosso parceiro de longa data. Para conferir fotos do evento, clique aqui.

Durante o evento, vários nomes de destaque trouxeram aos participantes um significativo volume de informações internacionais que poderão inspirar o varejista nacional no desenvolvimento do seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. Veja alguns dos destaques internacionais que marcaram presença com excelentes palestras:
• O design como diferencial competitivo, por Júlio Takano, Presidente da ABIESV;
• A palavra vale 1.000 fotos, por Andrew McQuilkin, Presidente internacional do Retail Design Institute;
• Alimento para pensamento, por Ken Nisch, chairman da JGA, uma das líderes e premiada empresa americana de retail design, projetos de arquitetura, etc.;
• Premiação para design de loja feita durante a EUROSHOP 2014, Claudia Hobert, diretora da EHI RETAIL INSTITUTE;
E também alguns dos destaques nacionais com seus cases de sucesso:
• Case Riachuelo e sua agressiva mudança, trazendo lojas para fora dos shoppings, inaugurando novas lojas tanto na Oscar Freire como na Av. Paulista, ambas em São Paulo, apresentado por Marcella Kanner, gerente de Marketing da Riachuelo;
• Case “Batendo um Bolão”, trazendo uma ampla exposição e comentários sobre o novo estádio do Corinthians, apresentado por Anibal Coutinho, sócio do Coutinho Diegues, Cordeiro, arquitetos;
• Cases de novos empreendedores nacionais de absoluto sucesso, tendo como tema novos formatos de varejo, estimulando os cinco sentidos e o sucesso de um novo formato de loja, apresentados com muita criatividade e irreverência:
- QUITANDA, novo formato de supermercado localizado em Pinheiros – SP, apresentado pelo sócio, Fernando Cardoso;
- BUZINA FOOD TRUCK, como diz o nome, uma hamburgueria de altíssima qualidade e serviço, montada em um caminhão, que se mostrou o maior sucesso, também localizada em Pinheiros – SP, apresentada por Marcio Silva e Jorge González;
- ARO 27 BIKE CAFÉ, uma loja de bicicleta com bar, café e área para estacionamento de bikes, que conta com chuveiros para quem vai ao trabalho dirigindo uma bicicleta. O case foi apresentado por Fabio Samori.

Como podemos notar, o que o evento trouxe foi uma gama de informações inovadoras que poderão ser o estopim do processo criativo de quem busca renovar sua empresa, ou também poderão servir como um insight, para utilizar a linguagem dos designers. Precisamos aproveitar estas dicas para inovar e tornar o varejo brasileiro ainda mais competitivo. Além de, é claro, incluir nestas estratégias à Prevenção de Perdas, que não deixa de ser um investimento importante e, para muitos, inovador.

Aproveitando, já que acabamos de entrar no mês de Junho, gostaria de dar um lembrete importante: o dia dos namorados está chegando e você, varejista, tem duas coisas das quais não poderá se esquecer: 1) O presente de sua namorada e 2) Prevenir-se contra os furtos em sua loja.


Topics: Perdas no Varejo