Nem sempre bem entendida pelos executivos do varejo e muitas vezes implantada à luz de problemas circunstanciais, ou como consequência de perdas sistemáticas de origens, nem sempre desconhecidas, a área de Prevenção de Perdas merece mais atenção do varejista.
Pouquíssimos dirigentes consideram a Prevenção de Perdas como inserida organicamente em sua estrutura administrativa, tratando-a, muitas vezes, como um departamento “pendurado”. A área é ora considerada parte de finanças, ora de administração geral, ora de qualquer lugar desde que não gere “muito custo adicional”.
Cada vez mais empresas que buscam ser lucrativas usam métodos e diferentes aplicativos, com métricas específicas, visando compreender e corrigir rumos ou ditar novas regras e procedimentos em sua rota de negócio. A estas métricas integradas deve estar inserida a área de Prevenção de Perdas.
Só assim, encarando com seriedade as Perdas, você terá o sucesso esperado, com a avaliação dos custos reais da área e calculando o ROI (retorno sobre o investimento) que a área traz para a empresa, gerando, ela mesma, economias e recursos para ações cada vez mais proveitosas e preventivas.
Isto quer dizer que PP precisa e deve fazer parte não só da rotina do varejista como também da estratégia de desenvolvimento de sua empresa. Precisamos pensar nisto com mais seriedade e mudar conscientemente.
Proteja o seu patrimônio valorizando o profissional de Prevenção de Perdas!