Quais as perspectivas para o varejo no último trimestre de 2013?

por Luiz F. Sambugaro 16-10-2013 7:28
Entre em contato:

O varejo neste fim de ano vai bem ou vai mal? É uma questão de ponto de vista.

Como na metáfora do copo com água, os otimistas podem dizer que o copo está meio cheio e os pessimistas diriam que o copo está meio vazio. E o nosso varejo?

Segundo as últimas revisões publicadas pela revista Exame, baseada em entrevista com o Presidente do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), Sr. Flavio Rocha, também presidente da RIACHUELO, estima-se que o crescimento deste ano deva ficar acima de 8%, que foi aproximadamente o crescimento de 2012. Poderia ser melhor? A expectativa inicial era melhor? Sim. Entretanto, os investidores do varejo parecem considerar o copo “meio cheio”, isto é, acreditam que temos espaço para crescer muito mais em curto prazo, basta observar alguns sinais.

O primeiro sinal é a quantidade de grandes lojas do varejo internacional que entrarão no Brasil ainda este ano. Para citar alguns exemplos:

• Forever 21, da rede americana Fast Fashion, inaugura duas lojas no Brasil: São Paulo (Morumbi Shopping) e no Rio de Janeiro (Barrashopping).

• Anne Fontaine, estilista brasileira radicada em Paris, abre sua primeira loja no país, no Shopping Village Mall, Rio de Janeiro.

• Fendi, de origem italiana, abre sua primeira loja no país no shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

• GAP, rede americana, abre duas lojas em São Paulo e prevê mais lojas em outras cidades.

• Holly Hunt, marca americana de mobiliário, abre sua segunda loja fora dos Estados Unidos, na zona oeste de São Paulo (a outra unidade própria da Holly Hunt no exterior está em Londres).

• Johnnie Walker inaugura espaços exclusivos em shoppings de São Paulo, Brasília e do Rio de Janeiro.

• Tod’s, marca italiana conhecida pelas bolsas de couro e clássicos mocassins, abre primeira loja no Brasil, no Shopping JK em São Paulo.

• Michael Kors abre sua primeira loja Michael Kors Lifestyle no Brasil, no shopping Village Mall, Rio de Janeiro.

• Apple Store confirma a abertura da sua primeira loja oficial no Brasil, no Rio de Janeiro.

• Maison Veuve Clicquot inaugura no Rio de Janeiro um espaço exclusivo e único nas Américas: a Veuve Clicquot Boutique par Cavist.

O segundo sinal é ainda mais impressionante. A indústria de Shopping Centers sem dúvida também está enxergando positivamente o momento do varejo do país. Serão mais de 30 novos shoppings até o final de 2013. Com 11 empreendimentos só em São Paulo, 9 serão inaugurados no interior do Estado. O Nordeste também está com força, recebendo 7 novos shoppings.

Convenhamos, essa mola mestra de nosso PIB, que é o varejo, cresce e crescerá muito ainda, na proporção do aumento de renda das classes sociais emergentes e do desenvolvimento econômicos de outras áreas.

Por outro lado, na mesma proporção, crescerão os furtos nas lojas, pois nada mudou em relação a impunidade, nem o varejista despertou ainda para o conceito de prevenção.

Topics: Perdas no Varejo