Estabelecer relacionamentos com seus diversos públicos é fundamental para uma corporação. Sendo assim, investir em comunicação é muito importante para que as empresas consigam interagir com seus públicos de interesse, inclusive o interno.
Sendo a comunicação parte primordial do processo de conscientização e de engajamento, a comunicação interna deve ter como meta principal a divulgação das estratégias da empresa e também se traduzir como motivador para a colaboração e ampliação do conhecimento de todos.
Assim, sendo uma das ferramentas para atingir metas e melhorar as performances em prevenção de perdas, devemos usar e abusar da comunicação. Inseridos nesse contexto estão:
• Comitês Internos de Prevenção de Perdas – extremamente importantes, já que devem compô-los representantes das principais áreas da empresa que direta ou indiretamente podem contribuir para o equilíbrio das perdas (Operações, Comercial, RH, TI, Financeiro, Qualidade, Manutenção, etc.). É interessante que seus integrantes possuam poder de decisão e que as reuniões ocorram com frequência necessária sempre estabelecendo ações, responsáveis, prazos e acompanhamento.
• Workshops - Elencadas as prioridades para ataque nas perdas, temas importantes devem ser colocados em reuniões de trabalho. Aqui, é muito importante que diferentes níveis da empresa participem. É impressionante quanta coisa boa se obtém oriunda de colaboradores experientes naquilo que executam e que muitas vezes não damos a importância merecida.
• Procedimentos Operacionais, Manuais de Boas Práticas e Normas: Todas as ações que, de forma direta ou não, ajudam no combate às perdas devem ser registradas e disseminadas àqueles que devem executá-las ou cumprí-las. Essa padronização contribui muito para que toda organização “fale a mesma língua”, evitando falhas. É muito importante que, juntamente com a implantação destes, seja elaborado e implantado um plano de auditoria.
• Campanhas (endomarketing) – Aqui temos uma oportunidade imensa de “sacudir” toda a companhia. Bem elaboradas e com um potente fator motivacional, as campanhas podem levar a resultados fantásticos. É também uma grande ferramenta para levar conhecimento e elevar a conscientização de todos da importância de se reduzir perdas.
• Jornais Internos, periódicos e mensagens – Os dois primeiros devem contar com espaço exclusivo para a divulgação de assuntos de interesse na redução das perdas. É extremamente motivador quando se reconhece e se ressalta nesses veículos todo e qualquer esforço por parte de colaborador, grupo, área, departamento, etc., que contribuiu para a redução das perdas. O efeito dessas divulgações é realmente muito positivo.
A grande vantagem da maioria desses instrumentos de comunicação é que requerem pouco investimento. Muitos deles demandam apenas de “força de trabalho”. Dessa forma, não há razão para que qualquer empresa, independente de seu porte, deixe de utilizá-las. Ainda que haja algum investimento, o retorno é garantido.