Incêndios, a maior de todas as perdas

por Marcelo Tavares 20-11-2014 16:21
Entre em contato:

Exatamente hoje (20/11/14), um incêndio consome uma loja do Assaí no bairro de Madureira no Rio de Janeiro. Catástrofes como estas não são raras como se imaginam, já que uma vez ou outra nos deparamos com notícias dessa natureza. Não há perda maior que essa, pois todo um negócio se transforma em cinzas. Não podemos nos esquecer também daqueles incidentes envolvendo fogo que denominam-se de princípios de incêndio. A grande maioria não chega até os noticiários e assim não tomamos conhecimento, porém acontecem com muitíssima frequência.

Já tive a triste experiência de presenciar uma loja arder em fogo incontrolável e outras tantas de princípios de incêndio, inclusive ajudando a debelar suas chamas. Torço muito para que nenhum de vocês vivencie uma situação dessas. Não bastasse a grande perda material, o risco de vidas se perderem também é real.

Precisamos nos conscientizar que na realidade esses tipos de eventos na maioria das vezes são controláveis no seu início e principalmente que são possíveis de se prevenir.

O cumprimento à legislação vigente sobre obras, bombeiros, segurança do trabalho, instalações elétricas, manutenção e treinamento das brigadas de incêndio e componentes da CIPA, planos de emergência, primeiros socorros, equipamentos de combate adequados e em condições permanentes de uso, rotas de fuga, bons processos operacionais, sistemas monitorados de CFTV aliados a sistemas de detecção e alarmes, uma boa cobertura por apólice de seguro, etc., são algumas das medidas que todos devem adotar para evitar que tragédias como essa ocorram ou que se consiga reduzir ao mínimo seus impactos.


Topics: Perdas no Varejo