O Colaborador e atitudes simples que previnem perdas

por Marcelo Tavares 06-12-2013 14:39
Entre em contato:

Este artigo se confunde com um outro já publicado recentemente sobre a participação direta das pessoas na obtenção de resultados satisfatórios em relação às perdas. Justifico minha recorrência porque acredito que, definitivamente, sem a iniciativa de cada um dentro de uma organização as “coisas não acontecem”.

Muito se tem feito em termos de ações para conseguirmos melhores marcas em nossos índices de perdas. Contudo, elas não terão efeito se as pessoas não estiverem comprometidas.

Dessa forma, sugiro que se elabore um calendário de reuniões com a participação de todos os gerentes, supervisores, encarregados, enfim, todas as lideranças. Obviamente, o tema destas será a busca da redução das perdas, com a designação de responsáveis e prazos para a conclusão de cada uma das ações necessárias para o alcance desse objetivo.

Ao mesmo tempo que acontecem as reuniões citadas, é muito importante a criação de grupos compostos de funcionários, principalmente operacionais, em cada uma das unidades da empresa. Eles serão uma parte da área de Prevenção de Perdas nas lojas. Vários setores da loja e que integram a base do quadro (principalmente daqueles onde as perdas são problemáticas) devem atuar como facilitadores nos processos de implementação e monitoração das ações de prevenção de perdas, aumentando a cultura e alcançando as metas de redução de perdas. O foco dos grupos, neste momento, é de prevenção e redução das perdas de mercadorias.

As perdas podem ocorrer em qualquer local da loja, desde o recebimento, passando pela armazenagem, área de vendas e frente de caixa.

Causas como furto interno, violação de produtos, tentativas de furto, etc. podem ocorrer em qualquer local onde houver mercadorias. Por isso, quando falamos em prevenção de perdas, devemos nos atentar a todos os locais onde existam mercadorias.

As perdas atingem diretamente o lucro da empresa.

O lucro é o resultado de uma conta muito simples:

Receitas (vendas) – Despesas (salários, manutenção, etc.) – Perdas = Lucro

A maneira mais adequada e simples de aumentar os lucros é a redução das perdas, e para reduzi-las não é necessária a implantação de medidas extremas que possam acabar gerando outros problemas; basta manter um controle sobre as principais causas e agir para que estas diminuam ou deixem de existir.
A seguir, elencamos algumas maneiras para controlarmos as perdas:

• Consultar diariamente relatórios existentes no sistema;
• Não comprar produtos além das suas vendas, mantendo assim o equilíbrio entre as entradas e saídas;
• Somente receber mercadorias com qualidade e com bons prazos de validade;
• Armazenar e manipular adequadamente todas as mercadorias respeitando suas temperaturas de conservação bem como o PVPS (primeiro que entra é o primeiro que sai);
• Zelar pelos sistemas eletrônicos (CFTV, antenas, alarmes, softwares, etc) bem como os equipamentos de frio, comunicando imediatamente qualquer irregularidade;
• Manter sempre atualizados os lançamentos de movimentação de mercadorias;
• Seguir rigorosamente as receitas estabelecidas para a produção;
• Nas exposições de produtos P.A.R. (produtos de alto risco) sempre fazê-las em locais e de forma adequada;
• Sempre manter os produtos P.A.R. confinados em locais dentro dos depósitos imediatamente após o recebimento;
• Sempre prepare a loja e o depósito de acordo com as normas existentes para a realização dos inventários. Um inventário bem feito reduz as chances de erros bem como mostra as perdas reais;
• Nos caixas mantenha sempre a atenção nos registros zelando para que não passem mercadorias sem serem pagas. Os caixas que estiverem sem operação devem permanecer com suas portas trancadas;
• Nunca retirar nenhum produto da loja sem que seja relacionado ou anotado para a devida baixa;
A redução das perdas deve ser preocupação de cada um. Durante a execução de qualquer trabalho, essa preocupação deve estar presente. Dessa forma todos saem vencedores.

Topics: Perdas no Varejo, Equipe e Treinamento