Quais competências e habilidades para o Gestor de Prevenção de Perdas?

por Antônio Balbino 17-10-2017 12:18
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No cenário atual do varejo, acredito que esta seja uma das perguntas mais frequentes. Saber as competências da função de Gestor de Prevenção de Perdas é o primeiro passo para uma empresa. Existem até mesmo os que confundem as competências com as habilidades, que são dois conceitos diferentes, mas que são relacionados. Habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos; Competência é algo mais amplo e é formado pela junção de Conhecimentos, Atitudes e Habilidades.

Mesmo tendo empresas investindo na formação de seus profissionais é vital trazer profissionais com competências já desenvolvidas para contribuir para o amadurecimento e sucesso da área.

Um Gestor de Prevenção de Perdas deverá ter uma visão holística da empresa e ter uma boa interpretação de números, pois ele terá que interagir quase que diariamente com outros gestores, diretores, vice-presidente, podendo chegar ao próprio presidente da empresa. Ele terá que apresentar certas situações que só serão colocadas em ação com a apresentação de números, planilhas, entre outros.

Este profissional deverá também ter uma boa Negociação, principalmente porque terá que convencer outros departamentos da importância da Prevenção de Perdas. Por exemplo: a área comercial tem a meta de entregar a margem comercial exigida pela empresa, então como colocar mais uma meta? 

Além disso, há a pressão gigantesca em ter retorno sobre o investimento e, mais ainda, a pressão de alcançar a tão esperada lucratividade. Aqui é quando entra em ação a Resiliência. A Comunicação também é fundamental para apresentações, treinamentos, feedbacks, visto que é vital ter uma comunicação transparente com sua equipe. Por falar em equipe, a Motivação também é uma habilidade importante.

Disciplina também é fundamental. O Gestor de Prevenção de Perdas deverá ser um exemplo a ser seguido, afinal de contas, se as normas e procedimentos da empresa não são cumpridos por ele, por quem serão? Outra habilidade essencial para o Gestor é a Polivalência, só assim ele poderá adquirir conhecimento em diversas áreas. Como vimos no início do post, o profissional de prevenção de perdas deverá ter visão holística, para tal, precisará conhecer bem os outros departamentos da empresa.

Podemos finalizar este artigo falando da necessidade da Liderança dentro do departamento e, claro, dentro de toda empresa. Temos inúmeros livros que abordam muito bem a força da liderança dentro de uma organização e mostram como ela é essencial.

 

Resumindo, as habilidades e competências de um Gestor de Prevenção de Perdas devem ser:

  • Negociação
  • Resiliência
  • Comunicação
  • Motivação
  • Disciplina
  • Polivalência
  • Liderança

 

É perceptível que devemos ter um profissional muito bem preparado e com um perfil diferenciado para atuar nesta área nos dias de hoje. Aproveito para instigar nosso debate aqui no blog com a pergunta:

Qual competência ou habilidade que você acrescentaria neste artigo? E qual destas habilidade você vê em maior escassez?

 

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