Toda empresa, de qualquer segmento, em algum momento irá precisar de uma pesquisa de mercado. No varejo, não seria diferente. O segmento que trabalha vendendo diretamente para o consumidor tem muito o que aprender e precisa entender a cabeça do seu cliente. Não importa se estamos falando de um supermercado, uma loja de shopping ou um e-commerce. Qualquer negócio que venda produtos diretamente para um consumidor final tem muito a aprender com pesquisas de mercado e precisa entender seus consumidores para alavancar as vendas e entregar uma melhor experiência de compra.
O varejo tem lidado constantemente com consumidores cada vez mais exigentes. Por isso, é fundamental sempre buscar informações, seja sobre o consumidor, seja sobre o mercado e os concorrentes de forma geral. Hoje, o cliente não busca somente economizar, mas sim um conjunto de opções para melhor atendê-lo, seja preço, prazo de entrega ou experiência de compra.
Estamos vivendo um momento em que os consumidores buscam experiências únicas. Mas como saber quais experiências ele está buscando?
É preciso conhecer o consumidor a fundo e entender suas dores, angústias e desejos, e a pesquisa de mercado é, sem dúvida, o melhor caminho para entrar na mente do seu consumidor.
O que é a pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é uma ferramenta que ajuda as empresas a tomar as melhores decisões e definir quais desses elementos chaves são importantes para melhor atender o consumidor.
A pesquisa oferece dados e informações sobre seu mercado, público-alvo, concorrentes e sobre seu próprio negócio. Uma boa pesquisa de mercado será um ótimo norte para dar os próximos passos.
Hoje, existem diversos tipos de pesquisas de mercado que podem ajudar o varejo a alavancar as vendas e ter um posicionamento mais assertivo, como por exemplo:
- Pesquisa de Satisfação – Uma particularidade do varejo que pode ajudar muito nas ações que visam a satisfação dos consumidores. A pesquisa de satisfação pode abordar temas diversos. Os principais são o atendimento na loja, avaliação do espaço físico e do produto adquirido, entre outros.
- Pesquisa Mystery Shopper – Também conhecida como pesquisa de cliente misterioso, se tornou muito comum e imprescindível para o varejo, principalmente para o varejo alimentar. Com essa pesquisa, podemos ter a medição real da experiência de compra do consumidor, passando por todos os setores da loja.
- Pesquisa In Loco – Discussão em grupo dentro da loja. Com este tipo de pesquisa, você pode avaliar a experiência de compra do consumidor na própria loja, contando não apenas com as lembranças, mas também com a situação no momento.
- Pesquisa de teste e elasticidade de preço – No varejo, uma precificação errada pode significar produtos encalhados nas prateleiras. Antes de precificar um produto, é fundamental fazer uma pesquisa de elasticidade de preço e entender qual valor seus consumidores estão dispostos a pagar por uma unidade.
Independente de qual seja o seu negócio um dia você vai precisar de uma pesquisa de mercado! Quer saber mais? Acesse o site www.ferrazpesquisa.com.br
Saiba mais sobre pesquisa de mercado acessando aqui:
Como a pesquisa no varejo pode ajudar a conquistar novos consumidores
Como funciona a pesquisa de mercado para o varejo?
Inovações e tendências para pesquisa de mercado no varejo